TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Desenvolvimento Humano

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento Humano

O filme baseia-se em factos verídicos. Um caso de um menino que possuía uma linguagem totalmente rudimentar e antissocial, por ter sido afastado da sociedade, por um longo período, e que afetou o seu nível intelectual, já que no período em que ele poderia ter sido socializado, e assim atingindo uma linha de raciocínio funcional, era a sua idade em desenvolvimento.

Com relação ao desenvolvimento do garoto selvagem antes e após a mediação de Itard, os fatos apresentados evidenciam o papel fundamental do convívio entre os homens; é pela interação e apropriação dos bens culturais que se desenvolve o psiquismo humano. O curso histórico do desenvolvimento humano é condicionado tanto pelas relações humanas como pelas circunstâncias concretas em que essas relações se realizam.

 Pinel considera o menino como um idiota, em tudo semelhante aos que  ele tratava na clinica. Por  por isso, fazia questão que o menino fosse levado para uma instituição de deficientes mentais aonde ele atuava. Para Pinel ele nasceu com danos mentais irreversível e nenhum momento pensou estudá-lo para dar uma chance ao garoto. Segundo esse médico o selvagem deveria ser enviado para o hospicío para junto dos loucos e dos incuráveis.

Para Itard , ele o menino só era uma criança  que estava sofrendo danos por causa de um isolamento. Itard foi e interferiu de uma forma cientifíca, filosófica, moralista, humanista e outras familiar, interviu também com metas pedagógica.

Os métodos didático-educativos que Itard utilizou, são estratégias didáticas usadas baseiam-se nos princípios de imitação, condicionamento e modificação da conduta e do comportamento. A criação e invenção de muitos métodos de ensino que ainda hoje se utiliza na educação infantil.. O menino selvagem atingiu um progresso notório.

A educação do menino selvagem é ao mesmo tempo aquela educação que ainda persegue o ideal de que o homem pode ser livre e desenvolver-se em forma autónoma.

A vida social do homem tem suas bases no trabalho, harmonicamente organizado, e sobre as virtudes sociais – e essas são as atitudes que se desenvolvem em um grau extraordinário entre as crianças. Constância no trabalho, paciência quando devem esperar, o poder de se adaptarem às inúmeras circunstâncias que se apresentam diariamente, no convívio uns com os outros, a ajuda recíproca, e assim por diante, todos são exercícios que representam uma vida social prática e real, e que nós vemos, pela primeira vez, sendo organizada entre as crianças. E foi a atitude de Itard.

Eu Priscilla, vi que está obra trás importantes reflexões sobre os critérios utilizados como instrumentos que determinam o tipo de relação que devemos estabelecer com aqueles que são avaliados. Itard por meio de sua prática apresenta uma alternativa , que nos faz pensar sobre os caminhos sociais, históricos e culturais traçados com a ajuda da Psicologia, medicina e Eduacação para aqueles que fracassavam perante aos padrões estabelecidos por aquela sociedade.

Referências Bibliográfica:

PEREIRA, Marina dos Anjos. O garoto Selvagem : A impotânca das relações  sociais e da Educação no processo de desenvolvimento humano. Disponível: file:///D:/Downloads/19483-89173-2-PB%20(2).pdf. Acesso em: 05/10/2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com