TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SURDEZ

Por:   •  17/10/2016  •  Resenha  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  1.368 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO DOS CONCEITOS BÁSICOS SOBRE SURDEZ

 

1.Surdez: O que é?

 

Surdez é uma patologia que acomete o ser humano em diversos tipos e graus, embora seja tida por muitos, como apenas a perda total da audição. É a inacuidade auditiva parcial ou total, ou seja, aquele que tem uma audição comprometida, que não consegue entender plenamente o que lhe é dito, pode ser considerado surdo em algum grau, podendo ser adquirida de diversas formas, como veremos em seguida, a partir de sua etiologia.

2 Tipos e Etiologia da Surdez

2.1 Condutiva

Este é um tipo de surdez que afeta as estruturas que conduzem o som à cóclea podendo ser causada por obstrução do conduto auditivo devido à compactação da cera pelo cotonete ou pela introdução de objetos no mesmo. Pode ser causada por danos causados à membrana timpânica, como Infecção no ouvido, lesão ou fixação dos pequenos ossinhos dentro do ouvido médio, atrofiamento do conduto auditivo devido à contaminações diversas.

2.2 De Percepção ou neurossensorial (lesão de células sensoriais e nervosas)  

Esta diminuição na audição se dá devido a problemas no mecanismo de transformação do som em impulsos elétricos mandados ao cérebro.  Ruído intenso (intensidades de som acima de 75 decibéis), infecções bacterianas e virais, especialmente rubéola, caxumba e meningite, certos medicamentos, especialmente alguns antibióticos, podem lesar as estruturas neurossensoriais causando surdez de percepção.  Infecção, lesão ou fixação dos pequenos ossinhos (ossículos) dentro do ouvido médio também, pode causar este tipo de surdez.

Além dessas razões, presbiacusia é uma ocorrência quase habitual nos idosos, por ser causada por um processo degenerativo de células sensoriais do ouvido interno e fibras nervosas que conectam com o cérebro.

 

2.3 Surdez congênita

A surdez congênita é dita em relação à  uma criança que nasce surda em consequência da hereditariedade ou por questões embrionárias. Tumores benignos e malignos que atingem o ouvido interno ou a área entre o ouvido interno e o cérebro também podem causar surdez.

 

2.4 Surdez mista

A surdez do tipo mista ocorre quando há prejuízo em ambos os mecanismos de percepção auditiva.

 

3. Como Reconhecer a Surdez

 

Os primeiros meses de vida, o bebê reage a sons, como o de vozes ou de batidas de portas, piscando, assustando-se ou cessando seus movimentos. Por volta do quarto ou quinto mês, a criança já procura a fonte sonora, girando a cabeça ou virando seu corpo, assim como reage a sons da fala. Se a criança não reage conforme explicitado deve-se ficar atento, pois pode significar algum problema na audição.

É necessário cuidado com a criança que: assiste à televisão muito próxima do aparelho; pede sempre para que o volume seja aumentado; só responde quando as pessoas falam de frente para ela; não reage a sons que não pode ver; pede que repitam várias vezes o que lhe foi dito, ou tem problemas de concentração na escola.

 

4 Graus de Surdez

 

4.1 Leve  

A pessoa com surdez leve não consegue perceber apenas os sons abaixo de 25 dB (voz cochichada), tendo igualmente dificuldade de perceber todos os sons da fala. Adquire a linguagem oral naturalmente, podendo apresentar um pequeno atraso e trocas de fonemas. Com relação ao seu desenvolvimento escolar, necessita de acompanhamento de fonoaudiologia, caso ocorra troca de fonemas ou algum distúrbio na fala.

 

4.2 Moderada

 

Não consegue perceber sons entre 40 a 55 dB (voz fraca, baixa), tendo dificuldade de entender completamente a conversa normal. É capaz de adquirir a linguagem oral, entretanto apresenta atraso e dificuldades de articulação. Na escola necessita de acompanhamento de fonoaudiólogo e prótese auditiva para ter um desenvolvimento cognitivo adequado.

 

4.3 Profunda

 

O sujeito com surdez profunda não consegue perceber os sons abaixo de 56 a 70 dB, ou seja, uma conversa em tom de voz média, normal e, consequentemente, tem dificuldade de aquisição da linguagem oral se não houver a intervenção adequada. Necessita de estimulação precoce, prótese auditiva e escolaridade especial, assim como a aprendizagem da língua de Sinais, pois esta será sua língua natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com