TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PROJETANDO PERSPECTIVAS FUTURAS

Por:   •  27/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

LICENCIATURA EM LETRAS COM PORTUGUÊS

CLEIDE DE CASTRO BATISTA

REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PROJETANDO PERSPECTIVAS FUTURAS.

Alagoinhas/BA

2021

INTRODUÇÃO

          Para obter uma ideia do presente é importante entender o passado para planejar futuro. O processo de educação do homem foi essencial para o crescimento dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades, motivo pela qual o conhecimento de sua história e experiências passadas é essencial para o entendimento dos rumos tomados pela educação no presente.

DESENVOLIMENTO

          Tomando o legado cultural deixado pela antiguidade como fonte principal sobre a qual a civilização ocidental se ergueu, a herança deixada pelas principais cidades estados da Grécia Antiga constitui-se como princípio de organização social e educativa que serviu de exemplo para diversas sociedades da Grécia.

           Reconhecida por sua autoridade militar e caráter guerreiro, o modelo de educação espartano baseava - se na disciplina rígida, no autoritarismo, no ensino de artes militares e códigos de conduta.

          Tanto os pensamentos sofistas como o pensamento socrático contribuíram para a educação contemporânea através da valorização da experiência e do conhecimento prévio do aluno enquanto estratégias que se tornaram muito relevantes para o sucesso na aprendizagem do aluno na contemporaneidade. Podemos reconhecer traços da tradição espartana na educação medieval.

           Na educação Moderna, o exemplo de educação escolar era centrado na imagem do professor por quem era atribuída a tarefa de formar cidadãos, cientes de direitos e deveres e capazes de exercê-los diante da sociedade.

            O processo de educação do homem foi essencial para o desenvolvimento dos grupos sociais e de suas respectivas sociedades. História e experiências passadas são essenciais para a compreensão dos rumos tomados pela educação no presente.

CONCLUSÃO

         Escola tem a função instrucional, que é a função de preparar os indivíduos para o mundo do trabalho. Tem ainda a função socializadora, que mesmo sem muita ênfase no preparo dos profissionais da educação para desenvolvê-la, esta função acaba acontecendo pelo próprio convívio espontâneo.

 De todo educador e de toda instituição da Educação Básica é esperada atenção especial a um propósito social e, ainda mais após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, esse princípio deve nortear cada etapa do processo de aprendizagem.

A criança é o futuro da sociedade

Trabalhar para um futuro melhor, uma sociedade mais justa e um país mais próspero deve necessariamente passar por um investimento direto nas gerações futuras, ou seja, as crianças. Como futuros cidadãos e cidadãs, as crianças devem aprender desde o princípio da vida social qual é o seu lugar no mundo, quais são os direitos e deveres de que dispõem (e como lutar por eles), e a importância de formar opiniões críticas e engajadas sobre os problemas da sociedade, do país e do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com