TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - GRADUAÇÃO LETRAS INGLES

1° período

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO-

PCC História da Educação

Revisitando a História da Educação e Projetando Perspectivas Futuras .

Imperatriz - MA

Junho/2020

1 – Objetivos:

 Identificar as características dos modelos educacionais no decurso da história, bem como suas contribuições para a formação dos sujeitos e das sociedades;

 Reconhecer a importância do diálogo produtivo entre História e Pedagogia;

 Enumerar as contribuições dos povos e dos fatos históricos na constituição dos modelos de formação do sujeito e na instituição do conhecimento

 Escolher um livro de História que esteja sendo trabalhado por alguma criança

2 – Introdução Teórica:

Será feito uma breve análise da História da Educação desde os primórdios até os tempos atuais, destacando os períodos históricos mais importantes para o desenvolvimento da Educação no Brasil e no mundo. Bem como, os eventos que marcaram a vida da civilização ocidental na história da educação, que passou por grandes transformações em sua metodologia e na forma de transmissão e assimilação de conhecimentos.

No início, na Idade Antiga a educação era apenas familiar e geralmente passada de pai para filho. A interação com o mundo e com outros indivíduos sempre proporcionou algum tipo de aprendizado, por meio de observações, por fenômenos da natureza e comportamentos religiosos.

Na Idade Antiga os fenômenos eram explicados pela mitologia,

- Idade Média existia apenas um único Deus cristão e havia uma organização cultural. É o período dos questionamentos, novas formas de ver o mundo e o desejo de aprender. Educação Renascentista que foi um movimento intelectual

- Idade Moderna abriu espaço ao saber científico, Razão sobressai a religião

- Idade Contemporânea acontece a consolidação do saber científico.

O Livro didático de História trabalhado é do 1°ano do ensino fundamental – Anos iniciais, Coleção Apis de autoria Ana Maria Charlier e Maria Elena Siielli, Editora Ática/2017.

O Livro é divido em duas unidades sendo cada uma com dois capítulos. O estudo abrange em aprender história de maneira prazerosa para os anos iniciais. Mostrando sempre que o presente traz marcas do passado para a compreensão do mundo em que vivemos.

Tem a intenção de despertar o interesse utilizando experiências do dia a dia e comparando com o vivido com outras pessoas em diferente espaço de tempo.

Referencias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com