TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radio: Vantagens E Desvantagens Da Comunicação Em Massa Para A Mudança De Comportamento Na Temática Em Saúde

Ensaios: Radio: Vantagens E Desvantagens Da Comunicação Em Massa Para A Mudança De Comportamento Na Temática Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  6.069 Visualizações

Página 1 de 2

Rádio

As características da rádio como meio de comunicação de massa fazem com que seja especialmente adequada para a transmissão da informação, podendo esta ser considerada a sua função principal: ela tem condições de transmitir a informação com mais rapidez do que qualquer outro meio. Entre os meios de comunicação de massa, a rádio é o mais popular e o de maior alcance público, constituíndo-se, muitas vezes, no único a levar a informação para populações de vastas regiões que ainda hoje não têm acesso a outros meios, seja por motivos geográficos, económicos ou culturais. "Este status foi alcançado por dois factores congregados: o primeiro, de natureza fisico-psicológica - o facto de ter o Homem a capacidade de captar e reter a mensagem falada e sonora simultaneamente com a execução de outra actividade que não a especificamente receptiva; o outro, de natureza tecnológica - a descoberta do transitor" (Beltão,1968 p:112,113). Dos restantes meios de comunicação de massas, a rádio é o mais privilegiado devido às suas características intrínsecas. Entre elas podemos destacar a linguagem oral, a mobilidade, o baixo custo, o imediatismo e a instantaneidade, a sensorialidade, a autonomia e a penetração.

Vantagens

As vantagens começam na acessibidade da propaganda, por ser relativamente barata comparada a outros meios de comunicação, os custos para produção e mão de obra também são menores. Geralmente as propagandas são feitas nos intervalos de algum programa interativo, o que faz a pessoa ouvir os anúncios ate o fim do programa. A portabilidade é um ponto forte, pois em qualquer momento, seja no transito, limpando a casa, na academia ou fazendo outras atividades, você não precisa estar na frente do rádio para que possa saber mais características do produto, pois na propaganda feita a maioria das empresas já citam cada detalhe importante, com efeitos sonoros que prenderá a atenção do ouvinte que fica imaginando. Os anúncios feitos chegam a lugares onde não há nenhum outro meio decomunicação.

Desvantagens

Na maioria das vezes as propagandas são transmitidas uma atrás da outra e os ouvintes estão fazendo outras coisas ao mesmo tempo, o que leva a não prestar a atenção em todas. Sendo assim, se ele começar a prestar a atenção apenas no fim do anuncio, não poderá ser revista, a não ser que ele ouça a radio apenas para isso. Alguns produtos são mais complexos de serem vendidos e por isso não dão certo na rádio por ter falas longas e técnicas. É um meio de comunicação local e sua vida útil é curta, a rotatividade de audiência também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com