TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Realidade De Teresina, Quanto As Expressões Da Questão Social".

Trabalho Escolar: Realidade De Teresina, Quanto As Expressões Da Questão Social".. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

“Realidade de Teresina, quanto as Expressões da Questão Social”.

A questão social no geral insere-se no contexto do empobrecimento das classes trabalhadoras juntamente com a consolidação e expansão do capitalismo, tendo esse como fator fundante para os surgimentos das diversas expressões da questão social.

Se tratando das expressões da questão social em Teresina elas podem ser observadas, na violência, nas desigualdades sociais, no desemprego e na pobreza. Mas a questão social que tem crescido de forma surpreendente é a violência, principalmente, quando se refere às drogas, são muitos os jovens que tem perdido suas vidas por causa dela. A droga não tem só acabado com a vida de muitos jovens, mas ela também tem destruído muitas famílias.

Em Teresina existem vários programas do governo que trabalham com jovens, tendo em vista que esses jovens se qualifiquem para ingressar no mercado de trabalho, e que ocupem suas mentes para que eles não venham a se envolver com as drogas. Sabemos que o índice de desemprego em Teresina é bem elevado, no entanto se aquelas pessoas que são qualificadas já tem certa dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, imagine para aqueles que não têm qualificação nenhuma. Infelizmente apesar de esses projetos serem gratuitos, sabemos que nem todos os jovens conseguem ter acessos a eles. Esses problemas acabam desestimulando esses jovens, e eles acabam procurando outro meio de vida que nem sempre é o ideal.

As desigualdades sociais também é uma expressão que podemos observar na realidade de Teresina, por um lado famílias com muito, e por outras famílias sem nenhuma estrutura, às vezes nem tendo alimento básico. O mas triste é que a mãe que se encontra nessa situação sempre tem, mas de dois filhos, e na maioria dos casos as mães tem o papel de mãe e pai. Tornando a responsabilidade da mãe ainda maior, e para aquelas que não têm trabalho a única fonte de renda que eles têm é a bolsa família.

A questão social, que no entanto foi ocasionada pelo modo de produção capitalista, levou e leva até hoje inúmeras pessoas, a sofrerem com suas expressões que se manifestam nas mais diversas formas de exclusão. As expressões da questão social, vão além daquelas que observamos no nosso cotidiano, elas também são expressas tanto na privação de direitos sociais e econômicos.

O enfrentamento das questões sociais é muito importante, pois a maioria da população não só de Teresina, mas de todo Brasil e até mesmo do mundo estão inserida no contexto de desigualdade. Deste modo, cabe ao Estado, dar um suporte necessário para esses usuários através de políticas públicas. E o profissional de serviço social, é um importante mediador dessas ações que estabelecem estratégias para fortalecer os direitos sociais dos cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com