TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção De Pessoas

Dissertações: Recrutamento E Seleção De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

RESUMO

A questão de Recrutamento e Seleção está intimamente ligada para o aumento de mão de obra qualificada no mercado de trabalho dentro das organizações, pois, cada vez mais o mercado tende a concentrar a contração de novos profissionais para suas organizações com bastante qualificação é a questão do saber fazer de forma rápida, habilidosa e como uma geração rápida de lucratividade para essas organizações. O potencial do ser humano quanto a seus novos empregos está prepostos para um aumento de uma maior competitividade para os melhores postos conforme as melhores qualificações.

PALAVRAS-CHAVE

Palavra-chave: Recrutamento, Seleção, Pessoas, Lucratividade, Mercado de Traba-lho.

INTRODUÇÃO

O recrutamento e seleção e algo importante e imprescindível em toda organização, e através do RH que seleciona os diferentes perfis de profissionais para autuar em diferentes organizações e setores para obtenção da receita tanto da empresa como das pessoas que fazem parte dela, para a melhoria de sistemas que nelas estão incluídas as formas de manter um dife-rencial para o bem estar e uma melhoria sempre continua de recursos que estão em desenvol-vimento dentro das organizações que aumente cada vez mais uma continua organização em-presarial para que cada vez mais o mercado de trabalho fique aquecido e desenvolva mais profissionais para as diferentes áreas das organizações.

Com o objetivo de aumentar a produtividade das organizações, torna- se cada vez mais vantajosa o aumento de contratação de mão de obra que designa através de recrutamento e seleção realizar as escolhas dos melhores perfis que se enquadrem com os cargos e as orga-nizações, como será apresentando no trabalho abaixo.

As organizações são partes integrantes e necessárias para um bom desenvolvimen-to cultural e de aumento de qualidade de vida, pois uma organização necessita de pessoas para que sobrevivam, e as pessoas necessitam das organizações para viverem para obterem não só o seu sustento, mas para ter uma boa qualidade de vida através de vontade de obter mais co-nhecimento e agregar valores fundamentais a sua vida e ao seu cotidiano.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Com o avanço tecnológico e a mudança do mercado de trabalho houve alterações em perfis e cargos em diferentes áreas para diferentes ramos de empresas, as organizações estão cada vez mais em busca de profissionais que na maioria das vezes já estejam capacitados e que sabiam fazer, ou seja, para as organizações no todo e muito viável, pois não terá custo na mão de obra de capacitar seus profissionais, assim já tem uma redução de custos para contratar profissionais já preparados para determinada função.

O recrutamento e a parte fundamental de um processo de seleção para obter pro-fissionais para uma determinada empresa, o mercado de trabalho tem cada vez mais divulgado vagas para diferentes tipos de avaliação de vários níveis, cargos e salários, quando as organi-zações buscam profissionais para as suas empresas visa sempre contratar os melhores profis-sionais, seja de áreas que cada vez mais estão em alta ou não, como o caso da área de petróleo.

Um dos fatores que influenciam cada vez mais o mercado de trabalho, e o recru-tamento, ele é influenciado por determinados fatores como: o crescimento econômico, a natu-reza, a qualidade de postos de trabalho, a produtividade, a inserção de empresas internacionais no mercado de trabalho brasileiro. Essa relação e muito forte e influenciam, cada vez mais, para aumentar os números de contratação em determinadas localidades do nosso País, um bom exemplo e o aumento de contratação na região sudeste do Brasil principalmente com a forte influência do petróleo que cada vez obtêm mais profissionais ligados a essa área e aumento de produtividade e gerando assim lucratividade para as empresas e as regiões em torno dessa chamada zona de empreendimento, ou zona industrial, essa relação de crescimento na indústria fica assim ligada cada vez mais à migração e emigração de pessoas para pleitear as vagas com as pessoas da localidade em questão, que não conseguem ser contratado nas vagas em aberto por não ter uma capacitação, entende-se que esse aumento de abrangência de vagas e a maioria das empresas já solicitam a seu RH que selecione para as vagas em abertos somente os profissionais que já estão capacitados e já tem experiência isso na maioria das vezes. “Toda organização na medida em que oferece oportunidades de trabalho constitui parte integrante das necessidades do mercado de trabalho”. (Chiavenato. 82)

Segundo Chiavenato (2005, p. 34), o século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, sua administração e seu comportamento. Vários são os fatores que contribuem para isso: mudanças econômicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas, demográficas e ecológicas. E numa época em que a informação é disponibilizada para todos em tempo real, as organizações só conseguirão sobreviver, se souberem usar estas informações de uma maneira que possibilite tomar decisões acertadas”.

Quando o mercado de trabalho refere-se às oportunidades em aberto, o mercado de recursos humanos fica em busca de pessoas que estão dispostas a trabalhar o que estão dispostas a buscar um outo emprego, isso ocasiona uma demanda de profissionais em busca de novas oportunidades, seja ela, por motivo de insatisfação salarial, ou ate mesmo de não valorização do profissional em busca de uma organização que o faça se sentir um profissional de verdade com uma parte integrante e importante dessa organização, o profissional que mui-tas das vezes já esta há anos em uma determinada organização muitas das vezes quando já esta se sentindo desvalorizado e desmotivado não produz como antes e ainda causa um problema à organização no todo, pois não produz e passa para seus colegas a sua insatisfação causando isso aos seus colegas muitas das vezes desmotivando e atrapalhando a produtividade da equipe.

As organizações sempre estão agregando novas pessoas para o seu quadro de fun-cionários e isso se da através da seleção de pessoas, muitas das vezes por motivo de aumento de produtividade e necessário que se tenha mais funcionários, ou seja, expansão da empresa, ou muitas vezes por desligamentos de alguns de seus membros. Isso se torna um novo valor agregado à organização, a entrada de novos capitais humanos e desenvolvedores de conheci-mento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com