TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Inclusão Digital

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  2.276 Visualizações

Página 1 de 2

Inclusão Digital.

O filósofo contemporâneo Peter Singer comparou a invenção da internet àquela do motor a vapor, devido à forma em que a mesma mudou o mundo. Portanto, nenhuma nação deve deixar de lado tal inovação tecnológica, que é, na sociedade moderna, essencial para a inserção do indivíduo nos âmbitos sociais, acadêmicos e profissionais. Entretanto, no Brasil,  grande parte da população está fora do ciberespaço, fato causado pela ineficiência do Estado em solucionar o problema, assim como pela escassez de incentivos econômicos no mercado de telecomunicações, que o torna inapto a alcançar todas as classes sociais.

       A inclusão digital envolve não somente possuir computadores e celulares, como também uma internet de qualidade e os conhecimentos necessários para usá-la. À vista disso, exemplos de políticas sociais como o Projeto Cidadão Conectado e a manutenção de telecentros fazem parte de uma estratégia do poder público para ajudar os excluídos digitais, fornecendo subsídios para a compra de máquinas, assim como a instrução no uso da informática. Porém, a falta de infraestrutura, e de um controle de qualidade eficiente são atuais entraves para tais projetos, deixando a população carente à margem da rede cibernética.

    Ademais, ainda que de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software, o setor brasileiro de tecnologias da informação (T.I) seja o 7° maior do mundo, ele possui um mercado demasiadamente restrito pelo excesso de burocracias, regulamentações e, por consequência, falta de investimentos, principalmente advindos do exterior. Destarte, sendo prejudicada a transferência de tecnologia internacional e gerada inflação nos preços finais dos produtos de informática, se torna ainda mais dificil o acesso dos pobres ao mundo digital.

     Portanto, para resolver o impasse, o Estado deve intensificar os investimentos em escolas e centros públicos de informática, sobretudo na infraestrutura e em cursos de capacitação de professores. Assim como, meio do Ministério da Fazenda, formular parcerias junto à indústria de T.I, com o objetivo de remover barreiras econômicas e fornecer subvenções para as empresas, causando uma deflação nos preços do setor. Espera-se, com isso, que os cidadãos mais desfavorecidos possam ter custos mais acessíveis ao comprar eletrônicos, tal como a proficiência necessária para usá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com