TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  17/8/2015  •  Ensaio  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório da Atividade Complementar / Gestão de Projeto 03

Neste relatório será feito um resumo do curso Gestão de Projeto 3, promovido gratuitamente pela Escola Virtual “Fundação Bradesco”. O curso é divido em quatro tópicos: Planejamento é o começo de tudo; Planejamento do escopo; Planejamento do tempo; e Planejamento do custo.

No primeiro tópico “Planejamento é o começo de tudo”, foi abordado que o ato de se planejar é fundamental para qualquer tipo de atividade, seja ela simples ou não e deve ser precedido por ele, caso contrario resultará em fracasso. No caso de um gerenciamento de projeto de uma organização é imprescindível que faça um planejamento serio que auxiliará na orientação, organização e na concretização daquilo que se almeja alcançar.

No tópico “Planejamento do escopo”, foi estudado que o escopo é onde começa o projeto e segundo a PMI divide a atividade de planejar o escopo em três processos: o primeiro se preocupa com questões disciplinares, ou seja, como devemos fazer nosso trabalho; o segundo cuida de detalhar mais o que deverá ser entregue e como deve ser aceito; o terceiro está relacionado a dividir o trabalho em partes para focar melhor as ações e os recursos. Contudo, isso resultará em um processo de documentar o trabalho do projeto (escopo do projeto) produzindo assim o produto/serviço de um projeto. Esse documento é conhecido como Plano de gerenciamento, onde constar: Entradas como da descrição do produto/serviço, Project charter e a definição inicial das restrições e premissas; Técnicas e Ferramentas como análise do produto/serviço, análise de custo/beneficio, identificação de alternativas e avaliação especializada; Saídas como declaração do escopo, detalhamento do suporte. Nesse sentido, planejar bem o escopo, significar gerenciar as expectativas do cliente assim como, monitorar e controlar a execução do plano.

Quanto ao tópico “Planejamento de tempo”, foi tratado como um processo de cinco etapas: definição da atividade; sequenciamento de atividades; estimativa de recursos da atividade; estimativa de duração da atividade; e desenvolvimento do cronograma. Nele se tem uma visão geral dos processos que asseguram que o projeto será implementado dentro de uma programação determinada.

No quarto e ultimo tópico “Planejamento do custo”, foram discutidos os custos relativos ao planejamento do projeto. Que trata do planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e o controle do mesmo. A partir daí se tem uma visão ampla de que seja possível concluir o projeto dentro dos custos previstos.

Contudo, foi possível concluir que o planejamento está focado no futuro e que mesmo deve se fazer presente em nosso cotidiano, para que possamos realizar com êxito nossas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com