TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] CEATEC – FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

LABORATÓRIO DE FÍSICA B

RELATÓRIO: ELEMENTOS RESISTIVOS NÃO LINEARES

PROFESSOR: JÚLIO CÉSAR PENEREIRO

ALUNOS:     ANA JÚLIA GONÇALVES DOSSO – 14204077

                     CAMILA MARCOCCI – 14113732        

                    GABRIELA LEITE ROBERTO – 14078661

                    JULIANA CANTUSIO SALESSI - 14285654                              

                    NICOLE FERREIRA PAPINI – 14005888


Sumário

INTRODUÇÃO        

MÉTODOS        

OBJETIVO        

RESULTADOS        

QUESTÕES:        

RELATO        

COMPARAÇÕES        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


INTRODUÇÃO

Os resistores são basicamente fabricados de carbono, os quais são utilizados em circuitos elétricos com função principal converter a energia elétrica em energia térmica, ou seja, são utilizados como dissipadores de eletricidade ou como aquecedores. São facilmente encontrados em chuveiros elétricos, aparelhos eletrônicos, filamentos de lâmpadas incandescentes e entre outros.

Já os resistores não lineares são componentes muito interessantes, pois possuem certos comportamentos que mudam dependendo da situação. Estes componentes têm como principal característica variar a resistência de acordo com a mudança de grau de iluminação, tensão, temperatura e entre outras grandezas físicas. Cada componente não linear exerce determinada função diferente.

Os termistores ou NTC (Negative Temperature Coefficient) são sensores de temperaturas utilizados em certos termostatos e termômetros, tendo sua resistência variada de acordo com a mudança de temperatura. São também utilizados na construção de sistemas de controle automático de temperatura, como, por exemplo, em fornos industriais. O NTC são termistores que diminuem a resistência com o aumento da temperatura. Os termistores não são dispositivos ôhmicos. A função que relaciona a resistência elétrica de um termistor com a temperatura pode ser de dois tipos, sendo estes:

R = R0.eα.T (função exponencial)               ou              R = R0.Tα (função potencial)

Já o LDR (Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz, em português), altera sua resistência de acordo com a quantidade de luz recebida através do efeito fotoelétrico. É bastante utilizado quando se precisa detectar a variação de luminosidade para o controle de lâmpadas de acendimento noturno e controle de alarmes, por exemplo.

A resistência elétrica de um condutor depende de vários fatores, entre os quais sua temperatura, pressão e intensidade luminosa. A primeira pode ser expressa pela seguinte equação:

R = R0.(1 + α. ΔT), onde R e R0 representam valores da resistência elétrica nas temperaturas T e T0, respectivamente. O ΔT representa a variação de temperatura (T – T0) e α representa o coeficiente de temperatura da resistência. Abaixo, apresentam-se alguns valores aproximados dos coeficientes de temperatura para alguns materiais condutores.

Metal

Símbolo

α (ºC-1)

Platina

Pt

0,0037

Prata

Ag

0,0038

Alumínio

Al

0,0039

Cobre

Cu

0,0039

Chumbo

Pb

0,0043

Tungstênio

W

0,0045

Ferro

Fe

0,0062

Além da temperatura, outro fator que pode influenciar a resistência elétrica de um material é a pressão. Nos microfones de telefones, por exemplo, os impulsos sonoros são convertidos em impulsos elétricos por um dispositivo cuja resistência elétrica apresenta dependência desse tipo.

Já a intensidade luminosa, há elementos como o selênio (Se), por exemplo, que apresentam resistência elétrica variável com a intensidade da luz incidente nele. No escuro, o selênio apresenta resistência elevada e, na luminosidade, sua resistência diminui até mil vezes.


MÉTODOS

Para a realização do experimento de Elementos Resistivos não Lineares, utilizamos os seguintes materiais:

- Fonte de tensão variável;

- Recipiente para H2O (Becker);

- NTC;

- LDR;

- Aquecedor de Imersão;

- Cabos elétricos, conexões tipo jacaré, tripés e suportes fixadores para montagem dos circuitos;

- Termômetro (10ºC – 100ºC);

- Multímetro;

- Trilho óptico;

- Luva.

                 


OBJETIVO

Os objetivos do experimento feito na aula de Elementos Resistivos não Lineares foram analisar resistores que não obedecem a Lei de Ohm e verificar o comportamento de resistores sob influência da Temperatura (T) e Luminosidade (L).


RESULTADOS

Primeiro experimento: Variação da resistência elétrica com a temperatura

A partir do experimento, com água no Becker e um termômetro, o aquecedor e o NTC imersos nela, obtivemos os seguintes resultados de resistência elétrica a partir da variação de temperatura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (243.5 Kb)   docx (40.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com