TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Aula De Quimica

Dissertações: Relatorio Aula De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  307 Visualizações

As pilhas estão presentes em nosso cotidiano, pois sempre estamos utilizando-as em aparelhos e utensílios, tais como: lanternas, rádios, aparelhos telefônicos, calculadoras etc.

As pilhas ou células eletroquímicas são sistemas em que a energia química transforma-se espontaneamente em energia elétrica, através de uma reação de oxidação-redução que consiste em uma perda e ganho de elétrons, respectivamente.

As pilhas, presentes constantemente no cotidiano do aluno é uma forma de estudar as reações de oxidação-redução bem como mostrar de forma clara e concisa o seu funcionamento e os seus componentes além de permitir explorar outros conteúdos de eletroquímica, tais como: eletrodos (ânodo e cátodo), eletrólitos, potencial padrão de redução, agente oxidante e redutor, ddp, energia livre de Gibbs, espontaneidade de reação, tipos de pilhas, associação em série de pilhas (bateria), etc.

Após a montagem da pilha, verificou o seu funcionamento através do acendimento da lâmpada , o pólo negativo (ânodo), constituído pela placa de zinco o qual sofre oxidação. O pólo positivo (cátodo), dessa pilha é o eletrodo inerte de grafite que serve apenas para fechar o circuito.

Como toda reação de oxirredução; se há perda de elétrons, há também ganho de elétrons; isso acontece com o manganês no permanganato de potássio que sofre redução, ou seja, ganho de elétrons.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com