TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO ED. INFANTIL

Por:   •  16/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.320 Palavras (22 Páginas)  •  1.398 Visualizações

Página 1 de 22

  1. [pic 1]
  2. UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1.                     JIRLANE DOS REIS CRUZ
  2.                        

SÃO GONÇALO - RJ

2016


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1. Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação do Professor ADELAIDE REZENDE DE SOUZA/ 9003 

                               

                       

 Curso: Pedagogia

    SÃO GONÇALO – RJ

2016

  SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         04

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO        06

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA        06

1.2 - CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR        07

CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS        10

2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DAS ATIVIDADES OBSERVADAS        10

2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

ANEXOS        18


INTRODUÇÃO

Sabemos que a Educação Infantil é um direito a criança estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) 9394/1966, como também na Constituição Brasileira. A educação Infantil atende crianças entre 0 a 6 anos de idade e, a permanência das crianças nas creches ou pré-escolas é primordial, pois é a etapa inicia seu desenvolvimento, como também, o primeiro passo para a educação básica.

Sendo assim, o estágio supervisionado na educação infantil faz parte da formação educacional garantido por lei.

O objetivo do estágio é o aprofundamento do conhecimento e habilidades, utilizando as informações como base na sua função. O estágio contribui para um novo olhar do professor pesquisador nas áreas de interesse do aluno. Pois, refletir na prática docente é avaliar os passos da educação transformadora. É pensar como um educador pode contribuir para que sua prática pedagógica possa impactar e causar mudanças na educação e vida dos educandos.

Este relatório irá descrever a experiência do estágio na educação infantil, realizado no período de 11 de abril a 06 de maio /2016.

Este artigo tem é uma síntese da experiência de estágio na educação infantil, realizado no Centro Educacional Adventista de Niterói, localizado na Rua Desembargador Lima Castro, nº 36, bairro Fonseca, Niterói/RJ, pela aluna Jirlane dos Reis Cruz, matriculada na Estácio do polo Niterói.

Em início, para a produção de um trabalho únebre, é necessário ter conhecimento do espaço onde estão inseridos os educandos e os educadores.  No primeiro capítulo, vamos descrever sobre a caracterização da escola, a rotina existente na instituição, espaço físico, quem são os alunos que são as peças mais importantes da educação; os funcionários da instituição, o Projeto Político Pedagógico desenvolvido pela escola.

É preciso despertar na criança o desejo de aprender, desenvolvendo atividades grupais, atividades de pesquisa e atividades lúdicas. Ainda no primeiro capítulo, vamos abordar como acontece o brincar desenvolvido na escola e na classe.

No segundo capítulo, serão observadas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio e reação da turma frente às atividades propostas. Como sabemos, cada criança tem seu tempo de aprendizagem e é de grande valor que o  educador respeite este tempo. Por tanto, vamos analisar o plano de aula da professora regente, a metodologia realizada e como ocorre a avaliação das atividades.

Em suma, iremos descrever em forma geral, tudo que o estágio nos proporciona e as reflexões de como teoria e prática devem caminhar juntas, possibilitando uma repercussão a cerca da profissão e o perfil educador a ser construído.

Ao iniciar o estágio, a expectativa é imensa, pois é momento de colocar em prática tudo que aprendemos até aqui, como também um momento de aprender cada passo na prática pedagógica. Percebe-se que esse é um momento importante na formação avaliativa.  O estágio irá me proporcionar uma reflexão sobre a minha prática pedagógica e qual será a minha identidade que será construída.

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Os adventistas do sétimo dia começaram sua busca por uma educação integral e de qualidade, com o propósito de oportunizar aos seus filhos o preparo acadêmico em conformidade com os princípios cristãos. Em 1875, a Educação Adventista teve seu início com a abertura do Battle Creek School, Michigan, que se destinava a atender os níveis elementares e secundários do Ensino Básico. Desde que surgiu, a rede ampliou sua atuação em todos os continentes, expandindo sua clientela a todos aqueles que simpatizam com sua filosofia e seus métodos.

No Brasil desde 1896, a Escola Adventista comtempla todos os Estados, com mais de 450 unidades que reúne 190.002 alunos. Além dessas unidades, a organização contém 15 Colégios em regime de internato, com educação Básica e Superior, e dois Centros Universitários com mais de 10.000 alunos.

O Centro Educacional Adventista de Niterói (CEAN) está localizado na Rua Desembargador Lima Castro, Bairro do Fonseca, na cidade de Niterói.

 A Educação Adventista possui uma política de concessão de bolsas de estudos de acordo com a realidade socioeconômica dos estudantes e seguindo a legislação vigente no país. Um projeto muito divulgado da Educação Adventista é o Quebrando Silêncio que é uma iniciativa que buscar denunciar a violência na escola, família e comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)   pdf (265.5 Kb)   docx (323.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com