TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio ed. infantil

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

INTRODUÇÃO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO NA EDUCAÇAO INFANTIL

Observaçao e Interação na escola

Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na escola

Plano de aula

Regência

CONSIDEREAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

** Após concluir o seu relatório, será necessário atualizar a paginação do sumário. Para isso, clique sobre algum dos itens acima, com o botão direito do mouse, selecione a opção “atualizar campo” e, depois, “atualizar apenas os números de página”. Não inclua qualquer outro item ao relatório, seguindo à risca as orientações do Manual de Estágio. **


IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO 

Nome do Estagiário: Adriani Beatris Rohleder Szinwelski

RA: 2851206397

Curso: Pedagogia Semestre: 4º

Ano: 2016

Início do estágio: 18 / 08 / 2016

Término do Estágio: 07 / 11 / 2016

6

I – INTRODUÇÃO

        Este relatório refere-se ao Estágio Curricular desenvolvido na Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral situada na Linha Dr. Pederneiras no município de Ubiretama/RS. O estágio é requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular da Educação Infantil para o 4º semestre, do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera.

        Com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos e observar na prática tudo o que foi aprendido no curso de pedagogia, foram realizadas atividades de observação e intervenção escolar. O estágio foi realizado em uma turma de 24 alunos da educação infantil de 5 anos,  no período de 18 de agosto a 07 de novembro de 2016, com carga horária de 100 horas, sendo que 45 horas foram realizadas na escola e 55 horas fora do campo de estágio.

A observação aconteceu nas turmas de educação infantil de 04 e 05 anos da referida escola, 8hs na turma de 04 anos e 12 na turma de 05 anos.

A escolha pela turma dos 05 anos para fazer a intervenção se deu por ser mais comunicativa e participativa, pois o assunto trabalhado foi sobre animais vertebrados e invertebrados. As aulas foram mais atrativas e produtivas por ter a colaboração e participação de todos os alunos, todos realizaram as atividades com muita determinação, fazendo das aulas momentos de muito aprendizado com resultados satisfatórios.

No desenvolver das aulas de estágio as crianças participaram de atividades diversificadas como recortes e colagem, desenho, relatos de histórias pessoais, montagem de quebra cabeças e brincadeiras, todas relacionadas ao aprendizado sobre os animais.

O estágio possibilitou vivenciar vários momentos fundamentais que contribuem para a Formação Docente, bem como, a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, foi possível observar claramente a evolução da aprendizagem dos alunos através das atividades realizadas durante o período de intervenção, relacionando os resultados das atividades realizadas durante a observação o desempenho era bem mais lento e a dificuldade encontrada na hora da execução era maior, mas essa mudança pode ter ocorrido pela utilização de novos métodos de atividades, que não ficasse restrito apenas a lápis e papel, mas que fosse, mas além possibilitando uma aprendizagem de forma divertida, prazerosa e que permita a socialização.

A confecção do álbum dos vertebrados e invertebrados fez as crianças assimilarem o conteúdo de forma prática, principalmente a classificação dos vertebrados. O recorte e colagem de cada animal na sua classificação dentro do álbum aconteceram de maneira muito natural, sem muitas dúvidas e o mais importante foi observar a ajuda mútua.

II – DESENVOLVIMENTO: 

a)        Observação e Interação

A escola onde aconteceu a observação e a intervenção tem expediente nos turnos da  manhã e tarde, atendendo alunos da educação infantil de 4 e 5 anos e ensino fundamental I de 1º a 5º anos num total de 93 alunos.A escola é da rede municipal e é composta por 05 salas de aula, 01 secretaria, 01 refeitório, 01 cozinha, 02 sanitários femininos e 02 masculinos, 01 sanitário para professores, 01 biblioteca com sala de leitura, 01 parquinho, 01 quadra coberta e pátio aberto com gramado cercado onde são aplicadas as brincadeiras externas. Cabe ressaltar que todos os ambientes da escola têm acessibilidade para cadeirantes.  

A sala de aula é ampla e agradável, boa iluminação e ventilação, o mobiliário é adequado com armários para guardar materiais, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos.

Durante a observação os alunos estavam organizados na sala de aula, vezes de forma individual, sentados um atrás do outro, vezes em pequenos grupos. As aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades propostas pela professora, permitiram que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pelo entusiasmo e ousadia, porém, com pouca capacidade de concentração. A professora sempre atuando como incentivadora, estimulando a cooperação entre os alunos para a realização das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (617 Kb)   docx (497.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com