TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de estágio Ed. Infantil - 6o semestre

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 17

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO FINAL

Guarulhos

2016

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.

Guarulhos

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO. 04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL 05

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL 05

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 06

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 06

3.2 A ROTINA................. 07

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução 05

4.2 Dados Gerais do Projeto 08

4.3 Referencial Teórico 10

4.4 Planos de Aula da Intervenção 10

4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 16

MOSTRA DE ESTÁGIO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Neste relatório de Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil buscaremos demonstrar informações relevantes ao cotidiano escolar. Ele foi realizado durante o curso de Licenciatura em Pedagogia – 6º Semestre, e tem como finalidade pesquisar quais elementos compõem o crescimento e desenvolvimento do professor durante o estágio.

No estágio obrigatório de docência na Educação Infantil tivemos como objetivos o aperfeiçoamento e observação da prática docente em sala de aula, a aproximação do profissional docente à prática e da realidade da profissão com participação ativa nos trabalhos realizados no ambiente escolar.

Para Vygotsky, o homen é produto de estimulos, portanto, boas condições e bons estimulos levam a melhor realização da profissão docente e também melhor absorção do conhecimento por parte do aluno. Para ele, a formação acontece em uma relação dialética entre o sujeito e a sociedade que o rodeia. Para que o desenvolvimento escolar se concretize de maneira eficaz o ensino não deve de maneira alguma ser forçado, antecipado, ou feito de maneira que subtraia da criança o direito à infância, ou que faça com que a criança pule estágios educacionais, ele deve ser continuo, persistente, mas dentro dos limites do educando.

Para a formação, o profissional da educação deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado, acima de tudo, com a máxima responsabilidade, levando sempre em consideração e verificando o contexto da Educação Infantil, é de extrema importancia a e observação sobre os relacionamentos das crianças com os adultos com quem elas convivem.

Na Instituição em que o estágio foi desenvolvido o caráter social é claramente definido, são eles: Ampliar as capacidades, cognitivas e afetuosas dos seus pelos conteúdos propostos, com finalidade de aguçar o interesse participativo dos cidadãos cidadãos e sua responsabilidade elugar na sociedade em que vive.

Pimenta (1995, p.24) diz em sua obra “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” ,ou seja, a prática para ser efetiva depende da teoria.

É no tempo dedicado ao estágio que o estudante tem a oportunidade de participar efetivamente do cotidiano ao qual pretende pertencer no futuro e colocar em prática tudo o que foi aprendido até o momento; como agir diante de diferentes situações até então vistas apenas na sala de aula, na teoria. É neste momento que o estudante e futuro profissional da educação tem contato direto com aquilo que pretende ser.

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: EDUCAÇÃO INFANTIL

O estágio supervisionado em educação infantil, teve como supervisora de campo a Coordenadora Edna Inês Natali Demetrio e como orientadora de clase a Professora Valquiria Silva Dias, foi concretizado na Escola Municipal de Ensino Infantil Cidade Fernão Dias, situada na cidade de São Paulo, que atende crianças da Educação Infantil – Pré Escola.

É um núcleo educativo de confiança e harmonia entre seus integrantes, que prezam pelo bem-estar, desenvolvimento e crescimento da criança. Cada aluno é tratado como unidade e interagem em perfeita harmonia com o corpo docente. A aquisição do conhecimento do aluno é constante e edificado no dia a dia por meio desta interação que se torna uma arma de transformação da sociedade para melhor interação dos futuros adultos com o mundo externo.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

O estágio supervisionado tem como base os príncipios da metodologia e fortalece o vínculo entre a teoria e prática, nos permite uma melhor visão da organização escolar e do dia a dia dos alunos e professores no ambiente escolar, além de nos permitir observar e compreender melhor todo cotidiano da escola, tanto no planejamento, como na administração de todos os trabalhos, desde o pensamento , passando pelo Projeto Político Pedagógico até a execução em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com