TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estágio

Exames: Relatorio De Estágio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual.

Leia as unidades, os slides e anotações das unidades 4, 5, 6, 7.

Produção de texto:

Elaborar um texto articulando os principais conceitos das unidades 4, 5, 6 e 7.

Bom trabalho!

A comunicação humana é uma área de investigação e de estudos muito complexa, é tanto um fenômeno quanto uma função social e profissional. Ela é processada através de dois níveis: o verbal e o não verbal.

A comunicação está presente quando uma pessoa transmite ideias ou sentimentos a outra ou outras pessoas, sendo a sua eficiência avaliada pela semelhança entre a ideia transmitida e a ideia recebida.

Assim podemos dizer que a comunicação é um processo não só de transferência, mas de entendimento de informações (MAXIMIANO, 2000).

No entanto, comunicar não significa apenas falar às pessoas; significa também ouvi-las. Isso significa que o objetivo da comunicação não é apenas a transmissão de uma mensagem, mas sim a transmissão dessa mensagem com fim de suscitar uma resposta específica. Nesta unidade, você aprenderá como cada um dos elementos do processo de comunicação pode ser mais bem utilizado para que a mesma seja eficiente e eficaz na organização.

Comunicar envolve a ideia de partilhar, de compartilhar e de transferir a informação entre dois ou mais sistemas. Estas informações podem ser simples ou complexas, tanto em nível biológico quanto em nível das relações sociais. A mensagem é a unidade de comunicação e a interação entre indivíduos ocorre quando uma série de mensagens é intercambiada (MESQUITA, 1997).

Saiba que todo o comportamento das pessoas no trabalho, com o passar dos anos, é aprendido. Esse aprendizado se dá pela busca da adaptação da pessoa à organização.

A organização repassa a seus funcionários, direta ou indiretamente, como ela funciona. O que ela valoriza. O que ela pune e quais os critérios de seleção e promoção adotados. Todos estes fatores são definidos por uma série de valores adotados por esta empresa, que determinarão sua maneira de se comportar em relação às diversas situações do meio.

A estes valores e maneirismos das organizações podemos dar o nome de Cultura Organizacional.

Em função de cada empresa apresentar características culturais distintas, pode-se dizer que a cultura organizacional, além de propiciar um senso de identidade, possui também o papel de “definidora de fronteiras”, na medida em que cria distinções entre as organizações.

Cada empresa tem uma cultura própria, sendo difícil de ser copiada por outra organização. Por isso, quando modelada adequadamente, a cultura organizacional pode ser uma fonte de vantagem competitiva para a organização.

Os elementos da cultura organizacional explicitam os comportamentos aceitáveis e não aceitáveis dentro da organização e servem como um guia para a empresa desenvolver um modelo de disseminação e reforço da cultura organizacional.

Com as intensas alterações do ambiente de negócios, as empresas se veem forçadas a desenvolver estratégias de adaptação a mudanças. Essas estratégias, contudo, podem se chocar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com