TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Ensino Fundamental

Ensaios: Relatorio Ensino Fundamental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  942 Visualizações

Página 1 de 9

1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO / CAMPO DE ESTAGIO

O presente Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental efetivou-se na Escola Municipal João José de Oliveira, localizada na localidade Canto da Palmeira, zona rural do município de Esperantina – PI, no período de 19 de setembro a 07 de outubro de 2011. O prédio foi construído em julho de 1974 para atender os moradores da localidade, e em 2000 foi ampliado para receber alunos da 5ª a 8ª série da mesma localidade e de outras circunvizinhas que não tinham possibilidades de se deslocarem até a zona urbana. A escola dispõe das seguintes modalidades de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), com cerca de 317 alunos regularmente matriculados e frequentando, distribuídos nos turno manhã e tarde.

Em relação à infraestrutura da escola, a mesma possui atualmente 05 salas de aulas, 01 cantina, 01 diretoria, 02 depósitos, 03 banheiros (um de uso exclusivo dos funcionários e outro masculino e feminino). A escola é bem arejada e possui estrutura com piso de cerâmica, teto de madeira serrada, telhas de cerâmicas, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias em ótimo estado de conservaçã0.

Com relação aos equipamentos de apoio, a escola possui: 01 freezer, 01 geladeira, 01 fogão industrial, 10 ventiladores, 02 caixas d’água, 08 armários de aço, 01lavanderia, 01mimiografo, 01maquina de xerox, 01 aparelho de DVD, 01televisão, 01caixa amplificada, 01 microfone, 01retroprojetor, 03 filtros, 02estantes de aço, 01 conjunto de cadeira, 02 mesas para diretor e secretária, 02 garrafas para água, 01bebedor elétrico, 01gela água na sala do diretor, 02 murais, todos os móveis e equipamentos em quantidade suficiente para atender as necessidades da escola.

A referida escola é agraciada com o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) e PDDE (Programa de Dinheiro Direto na Escola) que é um repasse destinado á compra de materiais de expediente, manutenção e permanentes. O planejamento e o calendário escolar são organizados e planejados pela Secretaria de Educação, as reuniões com pais e professores são realizadas a cada bimestre, com o objetivo de discutir sobre o rendimento dos alunos e atividades a serem desenvolvidas. No que se refere ao quadro de pessoal, este é formado 01 diretor 01 coordenador pedagógico, 03 auxiliares, 09 zeladores, 03 vigias, 01 secretária e 22 professores.

2. DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTAGIO

As atividades aqui desenvolvidas foram realizadas visando um crescimento intelectual dos alunos, contribuindo para sua formação como cidadão crítico, reflexivo e ativo, pois é bem sabido que, a sala de aula é o lugar certo para a construção do conhecimento, é nesse aspecto que as atividades propostas no decorrer do estágio foram desenvolvidas, analisadas e acompanhadas pela coordenação pedagógica da escola e pelo professor regente, sempre buscando unir teoria – apreendida na instituição superior – com a realidade prática da sala de aula.

2.1 Planejamento

O planejamento requer o conhecimento do dinamismo no processo de ensino aprendizagem, além dos fatores as ações docentes são organizadas no processo educativo, sendo um trabalho docente que visa à organização e coordenação de atividades didáticas de acordo com objetivos propostos bem como a revisão de adequação dos conteúdos curriculares no processo educativo.

O planejamento curricular visa, sobretudo, a ser funcional, promovendo não só a aprendizagem do conteúdo, mas também promovendo condições favoráveis a aplicação e integração desses conhecimentos.

Adentrando no conceito de planejamento e da importância dessa metodologia Libâneo (1994, p. 222) salienta que:

A ação de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é, antes, a atividade consciente da previsão das ações político – pedagógicas, e tendo como referência permanente às situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino.

Toda a comunidade escolar necessita integrar-se visando resultados positivos no ensino-aprendizagem do aluno, ou seja, o planejar é imprescindivelmente necessário para o andamento da instituição escolar.

2.2 Observação

A etapa de observação é de suma importância, pois permite aos estagiários diagnosticar a realidade e as necessidades da escola, buscando informações reais e atualizadas que permitem identificar as dificuldades existentes e suas causas, possibilitando ao estagiário uma convivência com a escola, estudantes, professores e comunidades escolar.

Um período onde tudo o que acontece é novidade, principalmente para estagiários que ainda não têm ou possuem pouca experiência em sala de aula. É um momento muito enriquecedor para todas as partes envolvidas, pois, é onde professores, estagiários e alunos estão se encontrando pela primeira vez, então é natural que haja um clima novo, de descoberta ou mesmo, de incertezas e dúvidas que ao longo do Estágio vai se quebrando e quando o trabalho está no ápice do desenvolvimento, é hora de encerrar.

O período de observação é a primeira etapa do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental. Foi realizado nos dias 19 a 27 de setembro de 2011, na Escola Municipal João José de Oliveira, mais precisamente no 1º ano, no turno da manhã, composta por 16 alunos, de ambos os sexos e com faixa etária entre 06 e 07 anos.

Observando a turma pude perceber que os alunos são calmos, tendo um bom relacionamento com a professora, esta é dedicada, atenciosa, apresenta os conteúdos de forma clara e objetiva, passa em todas as carteiras revisando, incentivando os alunos a participar, corrigindo e explicando. Os instrumentos de avaliação trabalhados pela professora regente são os registros, observações e relatórios individuais de cada aluno, demonstrando uma concepção de avaliação onde o aluno não é julgado somente de forma quantitativa, mas também qualitativamente. Pois, sabemos que a escola deve cuidar para que avaliação tenha caráter transformador, possibilitando ao professor repensar sua prática em beneficio da educação, ajustando seu planejamento de acordo com o potencial de cada aluno, a fim de formar estudantes críticos, reflexivos que saibam lidar em várias situações de suas vidas.

2.3 Coparticipação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com