TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estágio Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Estágio Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  3.522 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO

As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas, pude perceber claramente à distância entre o que está escrito na Proposta Pedagógica do colégio e o que acontece na instituição no seu dia a dia. O Regimento Interno, no que se refere à documentação, funções de professores e funcionários, funciona de acordo, percebe-se, que a gestora tenta desempenhar suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, atestados, atendimento ao público e demais atribuições com certa ética e responsabilidade. A gestão financeira a princípio é equilibrada, a equipe diretiva administra os recursos financeiros, aplicando em melhorias para o colégio. Busca ainda arrecadar dinheiro através de venda de bolos para complementar as finanças. Pode-se dizer que a gestão administrativa funciona a contento dentro do que aparentemente apresenta.

Os funcionários de manutenção e limpeza nem sempre demonstram esforço e boa vontade em suas funções. O que parece é que não gostam muito do que fazem, o colégio funciona no período integral, e mesmo assim o número de funcionários é insuficiente e sempre acontece de um ou outro ficar atestado por motivos de saúde ou outros. Quanto à cozinheira e as auxiliares, me pareceu que nem sempre desempenham suas funções a contento, pois ouço muitas reclamações de professores quanto à quantidade e qualidade das refeições servidas.

Os professores encontram-se bastante desmotivados, frente à equipe diretiva e de coordenação do colégio e suas ações. Mostram-se também muito preocupados e angustiados frente à falta de pulso firme desta diante de situações que assim exigem.

É visível a divisão dos professores durante a realização das atividades de estágio. Num total de 8 professores se dois ou 3 se preocupam com a aprendizagem dos alunos é muito. Mas até entre eles notam-se diferenças de atitude. Enquanto alguns só criticam, acusando a direção e a coordenação do colégio por tudo o que acontece de errado e contam os dias que faltam para terminar o ano letivo, outros se preocupam e tentam desempenhar seu papel de professor da melhor maneira como também buscam soluções para os problemas e se empenham na tarefa de educar, ciente de que essa é a profissão que exercem e independente do que está acontecendo e têm o dever de ensinar com competência e seriedade.

A equipe diretiva do colégio que compreende a diretora e a coordenadora pedagógica também parece estar bastante perdida, apesar de fazerem um grande esforço para tentar acertar, pois não possuem preparo suficiente para dar conta do recado. A diretora é bastante fechada e centralizadora, poucas vezes consulta os professores e funcionários, sobre decisões importantes. É possível ver claramente que está no comando e não possui um perfil democrático para tomar decisões. Isso causa transtornos e insatisfações. Além disso, ela se envolve bastante em tramites burocráticos e de gerenciamento burocrático dos Recursos Humanos, faltando assim tempo para pensar o colégio como um todo.

A coordenadora pedagógica é seriamente desqualificada para o cargo ao qual ocupa. Não tem potencial para desenvolver um trabalho de qualidade, não conhece a fundo a comunidade do colégio, não está ciente dos reais problemas do mesmo, e assim fica na dependência das decisões da direção. Mas mesmo assim faz o planejamento pedagógico e acompanha e orienta professores em todo o processo de ensino-aprendizagem, conforme pede a proposta de trabalho. O que não garantirá que seja realizado um trabalho de ensino-aprendizagem de qualidade.

Durante o estágio observei que a coordenação do colégio é vista pelos professores como se tivesse no cargo por dinheiro e puramente isso. Quando está realizando leituras espera-se que seja referente a sua função, resolvendo problemas de documentação e planejamento, o que vemos é que está lendo revista de fofoca ou em frente ao computador batendo papo com amigos, o que abre brecha para falarem que ela esta lá, sentada sem fazer nada.

Não tive a oportunidade de realizar uma atividade de gestão, até mesmo por que, não daria tempo, pois tinha muita documentação para analisar e estudar Proposta Pedagógica e outros . Também a observação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com