TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Manutenção

Por:   •  9/4/2015  •  Dissertação  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  1.219 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO TECNOLÓGICO E INDUSTRIAL PEDRO RIBEIRO

RELATÓRIO

Prática 1: Compressor

LAURO DE FREITAS – BA

2014


LUCAS NASCIMENTO

REBECA ALVES

TÁBATA VIEGAS

TIAGO SILVA

VINÍCIUS SILVA

RELATÓRIO

Prática 1: Compressor

Relatório apresentado como uma das formas de obtenção de aprovação na matéria Manutenção de Equipamentos lecionada pelo Profº. Joel Júnior.

LAURO DE FREITAS – BA

2014


  1. INTRODUÇÃO

Os compressores são máquinas eletromecânicas, operatrizes de fluxo compressível, ou seja, são equipamentos impulsionadores de gases ou vapores. Existe uma faixa de pressão, a qual diferencia os compressores das demais classes de equipamentos a qual se utiliza a propulsão de ar, sendo considerada a faixa de trabalho dos compressores propriamente ditos ∆P > 2 . 102 KPa. Eles exercem a mesma função que uma bomba para um líquido: fornecer pressão ao sistema a fim de propagar um fluido.

Os compressores podem ser classificados quanto ao tipo: entre Volumétricos, o qual há uma subdivisão entre Alternativos (que podem ser aberto, semi-hermético e hermético de acordo com sua concepção de construção) e Rotativos (que por sua vez é subdividido entre Palhetas , Parafusos e Lóbulos) e dinâmicos, o qual é subdividido entre Centrífugos (Trajetória Radial), Axial (trajetória Axial) e  Ejetores. Quanto a suas aplicações, eles podem ser classificados entre: Compressor de ar para serviço ordinário, compressor de ar para serviço industrial, compressor de gás ou de processo, Compressor de refrigeração e compressor para serviço de vácuo (ou também chamados de bombas de vácuo).

Para uma maior compreensão sobre o funcionamento de compressores, é necessária a classificação e a definição dos princípios do seu próprio trabalho:

• Deslocamento positivo: Baseado na redução do volume do ar;

• Deslocamento dinâmico: Durante a passagem do ar através do compressor, a energia cinética é transformada em energia de pressão, elevando a mesma.

Neste relatório, retrataremos a desmontagem e montagem de um compressor alternativo semi-hermético fabricado pela empresa Bitzer Compressores Ltda., modelo 2KC-05.2 da série 1384420232, destacando suas partes principais.

Abordaremos também os materiais utilizados para fazer a desmontagem e montagem do equipamento e suas características.


  1. OBJETIVO
  • Fazer a desmontagem e montagem de um compressor corretamente;
  • Conhecer as principais partes constituintes do compressor, desenvolvendo habilidades para detecção de necessidade manutenção do equipamento.

  1. MATERIAIS UTILIZADOS
  • Chave fixa com duas bocas - 13mm
  • Chave fixa de duas bocas - 17mm
  • Chave estrela 45º - 13mm
  • Chave estrela 45º - 17mm

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. PROCEDIMENTOS
  2. MATERIAIS UTILIZADOS E SUAS FUNÇÕES

As chaves de aperto são ferramentas geralmente de aço vanádio ou aço cromo extra duros, que utilizam o princípio da alavanca para apertar ou desapertar parafusos e porcas. Caracterizam-se por seus tipos e formas, apresentando-se em tamanhos diversos e tendo o cabo (ou braço) proporcional à boca.

Existem vários tipos, entre elas estão as chaves de boca regulável, as chaves de Allen, as chaves soquete, as chaves de boca fixa (podendo ser de uma boca ou duas) e as chaves estrela, sendo essas duas últimas as que foram utilizadas na prática em questão (Anexo ...).

A chave fixa, também conhecida pelo nome de chave de boca fixa, é utilizada para apertar ou afrouxar porcas e parafusos de perfil quadrado ou sextavado, por meio do princípio da alavanca. Pode apresentar uma ou duas bocas com medidas expressas em milímetros ou polegadas (Anexo...).

A chave estrela ou de estrias tem o mesmo campo de aplicação da chave de boca fixa, porém diversifica-se em termos de modelos, cada qual para um uso específico. Ela se ajusta ao redor da porca ou parafuso, dando maior firmeza, proporcionando um aperto mais regular e maior segurança ao operador. Geralmente se utiliza em locais de difícil acesso (Anexo ...).

  1.  FALHAS COMUNS E MANUTENÇÃO

Os compressores são equipamentos que trabalham com fluidos gasosos, por isso é muito frequente falhas devido ao seu superaquecimento, além de outras, causadas pelo  retorno do líquido de refrigeração, perdas de lubrificação (migração do óleo para locais indevidos) e também por excesso de umidade e sujeira.

Com a finalidade de assegurar maior disponibilidade para unidades de compressores dinâmicos, fazem-se necessários programas de inspeção e manutenção, que devem começar a ser planejados durante o estágio de planejamento da indústria e continuar durante toda a vida útil da máquina. Mas além de serem planejados, os programas de inspeção e manutenção devem ser suficientemente flexíveis para refletir as necessidades adicionais à medida que essas se desenvolvam durante a vida útil operacional das máquinas.

Para a avaliação de manutenção devem ser incluídos no sistema de monitoramento de dados do processo dados específicos, que devem ter linhas guias que indiquem a deterioração do nível de desempenho da máquina. Este incremento tende a ser feito pelo operador da sala de compressores, que sendo um ótimo observador possui a capacidade de acrescentar informações, tais como: sensibilidade em relação aos ruídos, parafusos soltos numa peça estacionária, etc. Contudo, determinados dados específicos e periódicos precisam ser obtidos por pessoas especialmente treinadas para a avaliação completa dos dados de manutenção. Nesse caso, a exigência de equipamentos e habilidades especiais pode recomendar a contratação de um consultor externo por motivos econômicos. A importância desse tipo de dado é muito grande para um programa bem-sucedido. Apresentam-se, assim, exemplos de tais dados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com