TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre o conceito de Comportamento Organizacional

Projeto de pesquisa: Relatório sobre o conceito de Comportamento Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  886 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIDERP

POLO PRESENCIAL DE ROSEIRA

Curso de Administração

Disciplina de Comportamento Organizacional

Trabalho de Comportamento Organizacional

Relatório sobre o conceito de Comportamento Organizacional

Roseira /SP

25/04/2013

Sumário

1. Introdução

2. Capitulo 1.

2.1 Definição de Comportamento Organizacional.

2.2 Comparativo de duas definições de CO segundo Robbins e Chiavenato.

2.3 Quadro comparativo de Sistemas Abertos e Fechados.

3. Capitulo 2.

3.1 Pesquisa sobre o conceito de Inovação.

3.2 O conceito de inovação.

4. Capitulo 3.

4.1 Trabalho em equipe uma vantagem competitiva.

5. Capitulo 4.

5.1 Percepção e Comunicação.

6. Conclusão.

Referencias Bibliográficas.

1. Introdução

Apresentamos este trabalho com o objetivo em conceituar o comportamento organizacional, comparando suas definições, abordando os sistemas, analisando mudanças e seus efeitos.

Também, observamos a atuação das pessoas que fazem parte das organizações, suas características, como se comportam em uma equipe, o que influencia esta equipe, a liderança e como são lideradas, os estilos e atuação da liderança, e a eficiência que a comunicação tem para todo o contexto organizacional.

2. Capitulo 1

2 .1 Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações.

Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

2.2 Comparativo de duas definições de CO segundo Robbins e Chiavenato.

Comportamento organizacional são as ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos.

Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações. Segundo ROBBINS:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6)

Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.

A cultura, classe social, família, amigos, instituições, experiências e leituras, valores, crenças, atitudes, emoções, competências e motivação são fatores que influenciam o comportamento humano.

O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas. O comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.

O comportamento organizacional inclui tópicos básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

2.3 Quadro comparativo de Sistemas Abertos e Fechados

Sistemas Abertos Sistemas Fechados

São constuídas de partes menores e

fazem parte de uma Sociedade Maior Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda.

Apresentam interdependência entre suas partes Não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam.

Requerem Homeostasia, conseguida com

Unidirecionalidade e progresso. Paralelamente

requerem também adaptabilidade, conseguida

pela Morfogênese

Não recebem nenhum recurso externo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com