TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre um estágio comprovado nas ciências exatas, biológicas e naturais

Relatório de pesquisa: Relatório sobre um estágio comprovado nas ciências exatas, biológicas e naturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.599 Palavras (11 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

Roberto Azevedo de Brito

“Relatório De Estágio Supervisionado Ciências Exatas, Biológicas e da Natureza Ensino Fundamental”.

CURITIBA 2014

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL

UNINTER

Roberto Azevedo de Brito - Ru 690620

“Relatório De Estágio Supervisionado Ciências Exatas, Biológicas e da Natureza Ensino Fundamental”.

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado á UTA- Ciências Exatas, Biológicas e da Natureza.

Tutor: Iranilton Oliveira Local: Escola Municipal Pio XII Governador Valadares- MG

CURITIBA 2014

1-INTRODUÇÃO

O presente Portfólio tem por objetivo apresentar questões acerca do conteúdo da UTA-CIÊNCIA EXATAS E BIOLÓGICAS. A elaboração desta atividade aprofunda o conhecimento do docente sobre os temas relacionados. Este trabalho promove o conceito da fotossíntese, referente à disciplina de Ciências Naturais e possíveis metodologias a serem procedidas pelos professores. O desenvolvimento deste trabalho se deu ao longo de anotações de aulas assistidas referentes às disciplinas aqui mencionadas, reflexões de minha experiência como professora e leitura dos livros das disciplinas referentes a esta Unidade Temática de Aprendizagem, que são:, Metodologia do Ensino de Ciências e Pesquisa e Prática Profissional – Ensino Fundamental.Os temas aqui abordados descrevem o conceito da fotossíntese e duas metodologias disponíveis ao professor: a aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica. Na aprendizagem significativa podemos observar como o professor conduz a aula de uma maneira envolvente. No roteiro de aprendizagem mecânica, temos o método tradicional onde o professor assume um papel autoritário e os alunos respondem exatamente o que por ele foi dito ou passado, sem questionar ou discutir o assunto.

O trabalho será concluído com uma entrevista sobre o conceito de formação pessoal e sua relação com a formação profissional realizada com uma professora.

A intervenção foi feita no período vespertino, durante duas semanas, dias 17 a 07 de março de 2014. Conforme combinado com a professora regente Maria dos Anjos Costa de Oliveira do 2º CPA - A, que me passou os conteúdos com os quais estava trabalhando; Ciências. Durante esse período, houve também a interação com professores (as) de outras áreas do conhecimento. Além disso, no dia 17 de Março, segunda-feira,, foi realizada uma programação diferenciada: apresentação- em na sala de informática com a formação de Professores com- DATA-SHOW – com duração de 03:40 para fazer os planejamento com novos descritores apresentados pelo Pedagoga dos Anos iniciais Maria Auxiliadora Nunes Morais Rosa.

Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando, a professora havia lhes avisado com antecedência, de minha presença e permanência nas aulas durante aquelas duas semanas. Confesso que a primeira vez frente à turma ficou um pouco sem saber por onde começar (nervoso). Mas, logo superado pela vontade de passar algum conhecimento às crianças, que a essa altura, prestavam atenção em todos os meus movimentos. Ou seja, a minha postura, (comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelas crianças.

A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos ideia do que é estar frente a uma classe com 25 ou 30 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.

A experiência vivida através da prática em sala de aula me mostrou claramente o que significa ser professor. Saber como explicar determinado conteúdo ao aluno seu aprender. Portanto, é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão. Segundo (SILVA, 2007, p.35) “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”

2 RELATÓRIO DA OBSERVAÇÃO

A Escola está localizada em uma região com pessoas da classe social menos favorecida financeiramente. A escola tem 750 alunos matriculados em tempo integral de 07: as 15: hs. Anos Iniciais e do Ensino Fundamental; Noturno- Educação de Jovens e Adultos, fundamental e; 1ª e 2ª

A escola conta com 22 salas de aula, com 56 m² e outras com 40 m² cada; 01 sala de tecnologia- computadores com internet; cantina; cozinha, onde é feito a merenda dos alunos. O que deixa a desejar é a irrisória quantia de centavos, que a escola recebe para a alimentação diária de cada estudante. Com 3.300 m² de área coberta, ainda comporta uma sala de vídeo - com televisor, DVD, retroprojetor. Há também uma biblioteca com amplo acervo bibliográfico, onde os alunos fazem suas pesquisas e, quando necessário, tomam livros emprestados para lerem em casa.

E, naturalmente, no setor administrativo ficam as salas do diretor; coordenação; secretaria; sala dos professores; amplo saguão, onde os alunos ficam em fila, e os (as) professores (as) os conduzem através de dois lances de escadarias, até o piso superior para anos finais e no térreo as salas dos Anos Iniciais, onde fica fácil para os alunos cadeirantes que são vários. Construída em um terreno de 8.000 m², onde há uma quadra de esportes coberta; campo de futebol de areia, e espaço para uma bela horta.

A escola tem um diretor titular, e dois adjunto; Que são escolhidos a cada quatro anos através de eleição ou substituído por não consegui administrar a instituição conforme a sua formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com