TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Entre Escola E A Comunidade

Trabalho Escolar: Relação Entre Escola E A Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 7

A relação entre a Escola e a Comunidade

A demonstração de interesse pela vida escolar dos filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem. Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

Quando a criança entra na escola traz consigo experiências adquiridas no convívio com meios anteriores o que lhe permitirá formar uma determinada visão sobre si mesma. O convívio na escola significa para ela, uma ampliação em sua esfera de relações. Na escola a criança conhecerá outras crianças com as quais deverá compartilhar uma parte de sua vida, além de estabelecer relações com adultos que não pertencem a sua família. Acompanhar o crescimento educacional dos filhos aumenta suas habilidades sociais e diminui a chance de problemas comportamentais. Quanto maior o envolvimento dos pais nas experiências escolares das crianças, mais facilidade de fazer amigos elas terão! Sendo assim, quanto mais os pais conversam sobre a escola, visitam o local, se envolvem com as lições e os trabalhos e incentivam o progresso educacional dos filhos em casa, melhores serão suas habilidades sociais.

A participação familiar na vida escolar dos filhos leva-os, dentre outras coisas, à demonstração de um maior autocontrole e à manifestação de um comportamento cooperativo.

Os pais precisam entender, no entanto, que acompanhar a vida escolar dos filhos não deve significar apenas cobrar. O acompanhamento pressupõe muito mais do que isso. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada. O conhecimento da comunidade assume importância ainda maior quando os profissionais da educação não residem no bairro em que atuam. Muitas vezes, eles se dirigem à escola, executam as suas tarefas e voltam para casa sem se preocupar, ao menos, em percorrer as ruas onde moram os alunos – quem dirá visitar as suas casas! – para ter um contato, mínimo que seja com a realidade local. Essa escola pode, e deve trabalhar para atender às aspirações populares, seus problemas e o encaminhamento de possíveis soluções, revendo valores, desativando mecanismos possivelmente inúteis, e ativando novos, que possam consolidar a estreita relação escola-povo no cotidiano das ações extraescolares. Essas aspirações podem causar mudanças nas injustas condições sociais e passa a ser, portanto, a grande possibilidade de que a luta conjunta trará frutos, se construirmos a vivência participativa. Se o povo sentir que sua cultura e valores são respeitados na sua escola, a teoria se transformará em práticas democráticas.

Daí que, entrada e permanência, são as primeiras condições de valorização do aluno e da comunidade. A escola precisa rever suas ações para que não "expulsem" os pais e alunos. Por isso precisamos diagnosticar o saber e o pensar do povo, que quer, sim, escolas públicas com qualidade.

Pesquisa da escola

Esta pesquisa foi elaborada na escola

Instituto Educacional Estilo

Rua: Ângela Palma Guarnieri, 240- Jardim Novo Aparecida.

Cursos oferecidos: prés, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª 5ª Ano.

Diretora, Orientadora, Supervisora, Administradora:

Maria Helena Sampaio

Coordenadora Pedagógica: Valeria Sampaio

Uma Instituição Particular que tem a responsabilidade do Município e do Estado e foi fundada em 2002 tendo com inicio das aulas em Março. A capacidade de atendimento é de 500 alunos matriculados.

Entrada-Manhã: 7h30min. Saída-manhã: 11h45min e 12h15min.

Entrada-Tarde:12h30min. Saída-Tarde: 17h30min às 18h.

Filosofia da escola

O instituto Educacional está a serviço das necessidades e característica de desenvolvimento e aprendizado dos educandos independente de raça, sexo, situação socioeconômica e cultural, credo religioso e políticos e quaisquer preconceitos ou discriminações. O Instituto Educacional promove a educação, tendo por principio que a construção. Do conhecimento é indispensável ao exercício ativo da cidadania e seus objetivos estão embasados na Constituição da Republica Federativa do Brasil, na Constituição, na lei de Diretrizes e Bases da Educação da criança e do Adolescente. O Instituto Educacional, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.

Perfil da Escola na Comunidade

A comunidade da qual o Instituto Educacional Estilo pertence é bastante participativa ,atuante, consciente do querer para seus filhos. Antes de iniciar o ano letivo de 2000 a mantenedora e a Direção Pedagógica realizou diversas reuniões com pais e responsáveis, com objetivos de que os mesmos tivessem conhecimento da Proposta Pedagógicas do Instituto educacional e a concepção de homem, de mundo, de sociedade e educação que norteiam todo trabalho pedagógico. Na proposta Pedagógica, a corresponsabilidade de todos os envolvidos, diretamente e indiretamente, no processo individual se faz presente no cotidiano, pois a proposta esta calcada e princípios éticos, políticos e estéticos que demandam a responsabilidade de todos para a conclusão das finalidades e dos objetivos do Instituto Ensino Fundamental. A maioria dos pais ou responsáveis pertence á classe média, ocupando profissões diversas. As crianças apresentam boas condições de saúde, são assíduas interessadas, participativas. A equipe do Instituto vem trabalhando, incansavelmente, junto aos pais e responsáveis e as crianças no desenvolvimento da Proposta Pedagógica e todos tem respondido positivamente, o que incentiva cada vez mais, avançar em nossos propósitos, objetivos e metas.

Atividade Desenvolvida junto com a Comunidade:

• Festa junina

• Dias dos pais

• Dias das mães

• Feiras culturais

O Instituto Estilo desenvolveu uma Feira Cultura , junto a comunidade que foi de grande importância intitulada “Brinquedos dos tempos dos avós”, teve como objetivo resgatar valores e brincadeiras da época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com