TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Urso Branco com Escolas Penais e Teorias da Pena

Por:   •  14/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: Mateus Mourão Magalhães

Turma: 3º A

Matéria: Teoria da Norma e do Crime

 

Relação Urso Branco com Escolas Penais e Teorias da Pena.

O 2° episódio da série britânica “Black Mirror”: Urso Branco tem como foco a personagem Victoria, que acorda na sua casa sem ter nenhuma memória, sem ao menos saber quem é si mesmo e com uma forte dor de cabeça. Com o passar do episódio, ela sai de casa e percebe que todas as pessoas estão agindo de forma incomum, apenas a seguindo e sempre filmando com celulares em completo silêncio.

Após certo tempo, outro personagem explica que as pessoas sofreram lavagem cerebral por causa de um sinal que apareceu na tela de todos os eletrônicos, causando hipnose para que todos agissem de tal maneira, apenas conseguindo filmar tudo, sem falar ou fazer nada.

Porém, existem pessoas que são resistentes ao sinal e usaram a excepcionalidade da situação para assustar, saquear e até matar pessoas. Victoria é perseguida durante o resto do episódio, por pessoas vestindo máscaras com um símbolo exótico, que tentam matá-la. No fim do episódio, ela consegue encurralar um dos perseguidores e, com uma espingarda que conseguiu dos assassinos, atira nele, mas, para sua surpresa, saí confetes ao invés de tiros.

 Ainda surpresa com o que aconteceu, abre uma cortina atrás da personagem principal, mostrando uma plateia com as pessoas que estavam a seguindo e filmando, enquanto ela era carregada por outros indivíduos e presa à uma cadeira.

Entra em cena um apresentador explicando a situação, situando tanto Victoria como os espectadores. Na realidade, a protagonista é uma criminosa condenada por sequestro e como cúmplice de rapto de uma criança, já que apenas ficou gravando e rindo enquanto seu noivo torturava e, posteriormente, assassinava a garota.

Seu noivo, que se chama Ian, se matou na prisão, causando um sentimento de raiva na sociedade, que sentiu a justiça não sendo feita. Com essa revolta da sociedade, não querendo deixar impune a outra participante desse crime hediondo, Victoria foi sentenciada a reviver, no “Parque da Justiça”, essa “perseguição” (que foi descrita anteriormente) diariamente.

Fica claro que essa sociedade é adepta da teoria da pena legitimadora absoluta, que a pena tem um caráter vingativo, devolver o mal do crime com o mal da pena. Fica ainda mais claro que a punição é do tipo absoluta pela forma que foi feito a encenação no parque, com o público filmando a protagonista sem ajudar, da mesma forma que ela não ajudou a criança enquanto era torturada pelo seu noivo.

Em nenhum momento do episódio mostra que essa punição tem um caráter preventivo, claramente apenas visa o sofrimento da criminosa, que ela sinta todo o mal que cometeu voltada para si, para que a criança morta seja “vingada”. -Impossibilitando que a teoria adota seja a relativas.

Por não ser mostrada nenhuma medida de reabilitação e reeducação no episódio, é impossível que a teoria da pena adota seja a teoria mista. Fica claro que não querem que a protagonista volte a ser um membro funcional da sociedade e, mesmo que quisessem, por causa do caráter torturante da pena escolhida, é muito provável que surja inúmeros problemas psicológicos graves, dificultando muito um retorno à vida “normal”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com