TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Comparação Do Livro "Contar Histórias: Uma Arte Sem Idades" Com O Filme: "O Contador De Histórias".

Dissertações: Resenha: Comparação Do Livro "Contar Histórias: Uma Arte Sem Idades" Com O Filme: "O Contador De Histórias".. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

Na prática Educacional de um educador deve estar presente no seu dia-a-dia o ato de contar história, sendo este contar história uma ferramenta riquíssima para ajudar os educandos a desenvolverem habilidades e competências de fundamental importância para o seu viver em sociedade. O contar história deve ser muito maisque uma simples leitura em sala e necessário que o educador também se envolva nesse processo e se transforme em um verdadeiro contador de história, pois só assim ele poderá fazer com que seus alunos vivenciem aquilo que está presente no mundo da leitura e que façam a relação com suas vidas reais, preparando com isso o aluno para enfrentar os problemas de seus cotidianos e sendo capazes de se tornarem cidadão pensantes e atuantes na sociedade qual fazem parte.

É necessário ressaltar que o objetivo da Educação na vida dos educandos é contribuir para a sua formação na vida social, e a prática do contar histórias proporciona indiscutivelmente esse objetivo, quais ficam claramente comprovados no filme “Contador de histórias” de Luiz Villaça. O mesmo é baseado em fatos reais e relata a vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, que quando menino e colocado pela própria mãe na FEBEM, pois ela acredita estar fazendo o bem para o filho. Roberto à partir desse momento passa a conviver com situações complicadas e quase impossíveis de se driblar, no entanto coloca em prática a sua capacidade de criar situações e imagens para transformar sua tristeza do dia-a-dia.

Roberto querendo ficar livre das situações que vive naquele lugar descobre então o caminho das ruas e começa a fugir constantemente, tendo contato com o mundo das drogas, marginalização e dos delitos. Com 13 anos já e considerado pelos olhos da instituição como um ser humano irrecuperável. Neste momento surge uma pedagoga francesa MargheritDuvas, que se interessa por Roberto e não acredita que o mesmo não mereça uma chance na vida.

Como é de se esperar Roberto no início não aceita ajuda de Margherit, mas após situações tristes ele busca sua ajuda, sendo que de início foi uma convivência conturbada, mas Margherit com toda sua sabedoria e convicção consegue estabelece entre os dois um vínculo de uma grande amizade. Ela leva o menino para França e ele estuda e se forma em pedagogia.

Roberto volta anos depois ao Brasil e reencontra sua mae e retorna a FEBEM como estagiárioe contador de história, usando a sua própria história de vida como exemplo de que apesar de tudo parece não ter mais jeito, ainda sim é possível sonhar e acreditar que as coisas vão melhorar. Hoje em dia Roberto é um dos melhores contadores de história.

O filme deixa claro e evidente que as histórias podem transformar a vida de qualquer pessoa, podem fazer com que o que pareça impossível se torne apenas um passado e que o futuro seja brilhante e de grandes vitórias.

Isso sem sobra de dúvida deixa evidente a responsabilidade do professor em desenvolver um bom trabalho e que ele tem que ser consciente que sua marca iráficar na vida de seus educandos, por isso é necessário deixar marcas significativas na vida desse sujeito, pois serão fundamentais na construção do conhecimento para evolução cognitiva, afetiva, social e cultural do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com