TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Monografias: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:ECONOMOA E MERCADO

Discente: Mª AUXILIADORA VALASQUES

Docente: TATIANE LIMA DE OLIVEIRA

⦁ Referências da obra:

RODRIGUES, A. M. Produção e consumo do espaço e no espaço. Problemática urbana. São Paulo: Editora Hucitec, 1998.

⦁ Formato: artigo, texto, dissertação

⦁ Credenciais da autora

Rosana de C. Martinelli Freitas

Assistente Social, Doutora em Sociologia Política, Professora do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.

Coordenadora da pesquisa “Situações de Desastres: novas demandas e desafios ao trabalho interdisciplinar”, da Linha de Apoio, Capacitação da Sociedade Civil e Órgãos Governamentais na Prevenção e Atendimento de Ocorrência de Eventos Extremos – FAPESC UFSC.

Professora Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas - Professora Colaboradora no Instituto de Filosofia e Ciências HUmanas e Instituto de Geociências- Departamento de Geografia. Possui pela Universidade de São Paulo graduação e licenciatura (1971), mestrado em Geografia -Geografia Humana- (1981) e doutorado em Geografia - Geografia Humana (1988). Pertence ao corpo editorial de revistas científicas como Geotextos (UFBA), Terra Livre - Revista Pós CPG - FAUUSP, Crítica Marxista (São Paulo), Revista Oculum Ensaios e Revista Três Pontos. Principais temas e linhas de pesquisa: Cidade, Espaço Urbano, Estatuto da Cidade e sua aplicação no urbano, Problemática Ambiental, Ambiente, Movimentos Sociais Urbanos. Conselheira.no Conselho das Cidades representando a AGB - Associação dos Geógrafos Brasileiros, participante da Coordenação do Fórum Nacional pela Reforma Urbana.

Problematização do conteúdo :

A autora inicia o texto mapeando o debate sobre a pobreza e a desigualdade social,que são consideradas o grande desafio da sociedade brasileira em pleno século XXI.

Ela volta exatamente no ano de 1994 que foi onde teve inicio a crise de desenvolvimento econômico e político.

Antes de debater sobre as políticas sociais,Martinelli comenta que Lula promoveu uma separação entre política social e política econômica.e que as políticas sociais não desenvolvem o pais,mas também não deixa a população morrer de fome mantendo sempre uma boa aparência .(LESBAUPIN,2006).

Freitas ainda diz que o Sistema Único de Saúde (SUS),se transformou em um dos maiores sistemas de saúde do mundo. O processo de construção do Sistema é o resultado de diversos encontros políticos e ideológicos tomados por um coletivo de pessoas (atores sociais) ao passar dos anos (CAMPUS,2006,p.141)..

Em relação a previdência social Rosana ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com