TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Dissertações: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica

Resenhísta Inês

BAZÉ, Terezinha Lima. PLURALIDADE CULTURAL. Revista Construir Notícias, ano 4, n. 23, p. 07-09, jul./ago. 2005.

Terezinha Bazé de Lima é graduada em Pedagogia pela UFMS - Campus de Três Lagoas - MS, Especialista em Planejamento Didático e em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Penapólis – Estado de São Paulo. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É professora aposentada do Departamento de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Três Lagoas. Tem experiência na Gestão Educacional em Escolas Públicas no Estado de Mato Grosso do Sul em nível da Educação Básica e da Educação Superior, tendo desenvolvido as funções de: supervisora educacional, coordenadora pedagógica, orientadora educacional, diretora de ensino superior, assessora de reitoria, coordenadora de curso e pró-reitora de Ensino e Extensão.

A questão abordada por Terezinha Basé de Lima é a temática infância, cultura e diversidade, a autora considera que o professor tem seu papel principal ter a consciência da pluralidade cultural devendo conhecer e respeitar as diferenças seja ela ética ou cultural. Para ela a escola de educação infantil ocupa um lugar crucial na vida das crianças, agindo como formadora de valores e, com isso, tendo a capacidade e a responsabilidade de mudar direções de olhares para superar preconceitos.

A autora nos mostra tantos estudos a este respeito e há uma necessidade tão grande em conceituar a infância entender-se que hoje existe uma enorme diversidade cultural, considero que exista um tipo de infância para cada cultura e o seu significado pertence, portanto, ao modo de cada um conceber a vida. Sendo assim, a questão: O que é Infância, não tem uma resposta única e muita menos uniforme como podemos ver através da abordagem e pesquisa do texto.

A autora define a cultura onde ele cria e recria emoções separando, agrupando e classificando o mundo em que vive o homem cria sua realidade compartilhando a seus semelhantes e transmitidos à descendência que se transforma em cultura humana ela conceitua também como costumes, tradições, língua, raça, religião e os valores da diversidade humana. Esses fatores formadores da criança como um todo, a imagem, personalidade e cultura, influenciadas pelo meio, no passado e no presente, ou seja, por tudo que a rodeia.

E pó fim sobre a diversidade ela diz que a escola de educação infantil deve tratar no campo ético reconhecendo e valorizando para superação da discriminação, considerando que as crianças são diferentes entre si e sua aprendizagem seja respeitada em seu ritmo e necessidade ampliando e enriquecendo sua capacidade de aprendizagem.

Comentário crítico

O artigo infância, cultura e diversidade de Terezinha Basé de Lima têm por objetivo incorporar no cotidiano escolar a vivência social e cultural do seio da família. Para a criança não existe divisão de classes sociais, etnia, religião e preconceitos, criança é apenas crianças sem rótulos ou orgulho, porem é a sociedade e o meio em que ela vive que vai aos poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com