TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Didatica.

Dissertações: Resenha Critica Didatica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  2.251 Visualizações

Página 1 de 3

A resenha crítica tem como tema: A Interação professor-aluno; retirada do livro: Curso de Didática Geral, escrito por: Regina Célia C. Hayat, (cap. 3-pág. 55 à 88). A autora enfatiza a relação existente entre o professor e seus alunos na sala de aula, colocando o dialogo como tema central desta relação.

Para a formação social das crianças e dos jovens, deve-se as relações existente no convívio do dia a dia com outras pessoas, seja adultos ou colegas. O professor transmite conhecimento ao aluno, não só pelo que ensina, mas também por convivências, hábitos e atitudes, cada um possui uma experiência de vida consigo, guardando os momentos marcantes.

Muitas das vezes os alunos não se lembrarão dos conteúdos de ensino, mas sim dos momentos vivenciados em sala de aula, seja, formais ou informais, de ideias e atitudes expressas pelo professor ou colegas. A partir de uma relação dialógica e sentimental com o professor o aluno se entrega e dedicar-se por inteiro ao seu aprendizado. Pois, é convivendo com os seus semelhantes que o ser humano é educado e se educa.

A relação professor-alunos deve vincular-se dentro de um mútuo intercambio entre ensinar e aprender. O professor deve sondar quais os conhecimentos, valores e habilidades que o aluno já traz de seu âmbito familiar e de seu grupo social para a escola. É por meio do dialogo que o professor e aluno juntos constroem o conhecimento, chegando a uma síntese do saber de cada um. Portanto, não se relacione com as crianças como se fosse o único que tem algo a ensinar, nem as vê como seres nulos que devem aprender tudo; ao contrario, o professor deve se relacionar com seus alunos sabendo da existência de uma troca mútua do conhecimento entre eles.

O pensamento que diz, que o professor é detentor do conhecimento, se trata de um aspecto ultrapassado, colocando a questão da autoridade e do autoritarismo em discussão. A autoridade do professor na sala de aula é sinônimo de respeito entre ambos. Já, o autoritarismo é a falta de limites entre os alunos e professor sem domínio de sala.

A questão de disciplina é a formação interior de comportamento inteligente, que sabe se dirigir, definir seus objetivos e encontrar os melhores meios para atingir os alunos e seus objetivos quanto docente. A disciplina é considerada pela autora como uma construção que vai conduzindo e dirigindo o seu comportamento de forma a construir sua vida e sua cultura.

Para as crianças terem um bom desenvolvimento no âmbito escolar eles devem obedecer a regras, principalmente ter um bom convívio com os colegas e respeitar a individualidade de todos.

No controle da disciplina o professor deve amparar-se da relação professor-aluno, trabalhar em conjunto, compartilhar ideias, melhor aceitação, e principalmente motivação para respeitar.

Os motivadores e estímulos fazem com que os alunos progridem mais na aprendizagem, estes por sua vez despertam a aprendizagem e a disciplina.

O professor deve mobilizar os esquemas operativos de cognição, agilizando as operações mentais, por meio da direção em sala de aula, utilizando um método ativo ou passivo, que o leve a uma organização e apresentação das situações de ensino, facilitando na aprendizagem e no conhecimento.

Podemos assim dizer, que a interação entre o professor e seus alunos, é algo tão importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com