TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: Como Estrelas na Terra

Por:   •  12/12/2018  •  Resenha  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Crítica - Filme Como Estrelas na Terra

O Filme “Como Estrelas na Terra” é uma obra indiana lançada em 2007 com o título “Taare Zameen Par - Every Child is Special” que conta história de um menino chamado Ishaan Awasthi, portador de dislexia que vivencia um drama familiar ao sofrer preconceito e bullyng além de outros castigos tanto físicos como psicológicos. Ishaan se vê mais uma vez repetindo de ano na escola com grande chance de reprovar novamente. Suas dificuldades só aumentam, o menino não consegue assimilar os conteúdos prestar a devida atenção. Os problemas na escola fazem com que seu pai seja chamado e alertado sobre o baixo desempenho do aluno e então decide enviá-lo para um rígido internato o que só faz piorar a situação de Ishaan, pois agora longe de mãe e irmão seus problemas psicológicos são agravados.

Em sua história inicia-se uma mudança quando seu professor de artes Nikumbh descobre o motivo de sua dificuldade diagnosticando o seu problema e passando a agir em prol de ajudá-lo a superar o problema e conseguir avançar no aprendizado. O professor age com um esforço a mais para poder nivelá-lo junto aos colegas e fazer com que este também consiga alcançar o seu desenvolvimento e transpor o preconceito.

Seu professor percebe algo errado com ele quando ele menciona que as letras “dançam em sua frente”, diagnosticando assim uma dislexia. A empatia do professor com o problema do menina se dá pelo fato de que ele mesmo já havia passado pelo mesmo problema e também teve grandes dificuldades até tornar-se professor. Outra observação que ajudou a diagnosticar a dislexia foi perceber as constantes trocas de letras que o menino fazia em sala como por exemplo a frequente troca do B pelo D, R com S e H com T. Na dislexia há uma grande dificuldade na leitura e na escrita

A partir de então seu professor age empaticamente se aproximando da realidade da criança promovendo uma mudança radical na vida do menino que recuperou sua motivação para aprender. O professor conscientiza os outros alunos da condição de Ishaan mostrando inclusive que grandes nomes da história da humanidade também carregavam consigo a condição de disléxicos, citando figuras como Albert Einstein,  Agatha Christie, Pablo Picasso e Leonardo da Vinci.

Em minha opinião o filme mostra o qual diverso é o ambiente escolar e como é importante o papel de um educador dotado de consciência e atitude humanizada para promover igualdade no aprendizado para pessoas com condições tão distintas. Percebemos o grande desafio é conseguir esse ambiente igualitário pois esse papel deve ser divido entre as entidades envolvidas, seja escola, seja estado, seja família ou o educador em si. Uma empatia e preocupação extra pode ser o elemento da mudança de muitas pessoas em condições diferentes. No caso do filme foi retratada a dislexia como agente de pluralidade, mas em nossa realidade poderia ser uma simples dificuldade com uma matéria por um aluno sem base necessária, condições financeiras e ambiente família desfavorável, enfim, diversos elementos podem colocar um aluno em uma condição aquém de outros em um turma de sala de aula. Devemos ter acima de tudo um olhar de amor ao próximo e no mínimo o amor ao que fazemos e cumprir nosso papel na promoção da igualdade e acesso ao aprendizado para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com