TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Como Estrelas no céu, toda criança é especial

Por:   •  28/4/2020  •  Resenha  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

                      Aluna: Paula Roberta Pinheiro Vieira / 1022307-5

[pic 1][pic 2]

  • Resenha do Filme “Como estrelas no céu, toda criança é especial” (2007).

O filme traz o personagem principal Ishaan Awasthi, de oito anos de idade, um garoto que vive com os pais e o irmão, que está a ponto de repetir de série novamente por não conseguir acompanhar a turma nos estudos. Para a escola, ele é um menino indisciplinado, que não aprende porque não gosta de estudar. Em casa, seu irmão mais velho é o exemplo de um rapaz estudioso, bem sucedido nos esportes, o “orgulho do pai”, o que vai angustiando cada vez mais Ishaan por não conseguir ser o mesmo. Temendo o “fracasso” do filho, o pai de Ishaan decide mudá-lo de escola, uma escola que é referência na cidade por ser uma escola rígida, onde iria ensiná-lo a aprender. Porém, é uma escola de período integral e os pais só podem ver o menino nos finais de semana. Ishaan, que não conseguiu entender os motivos do pai, se encontra sozinho em um lugar estranho, se sentindo abandonado por aqueles a quem mais ama, sua família.

O novo ambiente escolar reflete o mesmo imediatismo das outras escolas, Ishaan se dispersa muito por não conseguir ler e escrever como os alunos de sua turma, e assim as punições e castigos continuam. A tristeza e o desespero de Ishaan aumentam a cada dia, ele já não pinta mais, já não brinca com os colegas, se isola de todos, como uma flor que vai murchando a cada dia.

A chegada do novo professor de artes é a grande revira volta do filme. Professor Nikumbh tem uma intervenção diferenciada, o que leva os alunos a cantarem e dançarem durante a aula, menos Ishaan, que está tão profundamente dentro de sua concha de tristeza, que não participa das brincadeiras do novo professor. Sua postura ganhou o interesse do professor Nikumbh que procurou se aproximar para conhecer o menino. Ao investigar o comportamento e os cadernos de Ishaan, ele percebe que o menino é disléxico e que ao invés da escola incluí-lo, o punem, o excluem, causando a baixa autoestima do menino. Extremamente sensibilizado pelo que estava acontecendo com Ishaan, Nikumbh procura mudar sua intervenção, ele procura a família de Ishaan e conhece mais a fundo o menino, sua imaginação transformada em arte, o desinteresse da família em conhecer os motivos pela baixa aprendizagem do menino. Ao regressar à escola, Ninkumbh propõe uma aula onde traz grandes cientistas disléxicos que mudaram o mundo. A aula atraiu o interesse de Ishaan e ao final da mesma, o professor revelou que também teve as mesmas dificuldades, pois também era disléxico, causando uma grande surpresa no menino. A partir desse dia, Nikumbh decidiu intervir por Ishaan junto aos outros professores e à direção da escola.

Nikumbh conseguiu enxergar as potencialidades de um menino incompreendido por todos. Deu-lhe aulas particulares de gramática e matemática, ensinando-o de um modo diferente de modo que ele conseguisse aprender, o que gradativamente aconteceu. Ishaan demonstrava muita força de vontade de aprender e melhorar, pois apareceu alguém que acreditava nele. O professor Nikumbh, com sua prática emancipadora, propôs um concurso de pinturas entre alunos e professores para aproximar mais o corpo discente e docente da escola, proporcionando um tempo de lazer para melhorar o diálogo entre as duas vertentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com