TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Estrelas Além do Tempo

Por:   •  6/6/2021  •  Resenha  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade avaliativa – Relatório do filme “Estrelas além do tempo”

I - Roteiro de análise do filme

O filme “Hidden Figures” (Estrelas Além do Tempo), dirigido por Theodore Melfi (2016) narra a trajetória de um grupo de mulheres negras trabalhando na Agência Aeroespacial NASA, no contexto da Guerra Fria e da corrida espacial disputada entre os Estados Unidos e antiga União das Repúblicas Soviéticas Socialistas (URSS). A obra narra a série de dificuldades experimentadas pelas protagonistas que passaram por diversos eventos de preconceito junto aos trabalhos desenvolvidos na agência.

II - Desenvolvimento das proposições - Elenque e discuta pelo menos 4 elementos do filme (cenas, contextos, falas, entre outros) que podem ser problematizados à luz das discussões das relações de gênero e relações raciais.

Cena – Fato 01

A obra, de forma geral, trata da discriminação racial verificada e vivida pelas matemáticas negras funcionárias da NASA a saber: Katherine Johnson (Atriz Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Atriz Octavia Spencer) e Mary Jackson (Atriz Janelle Monáe). As protagonistas eram matemáticas vinculadas ao programa de exploração espacial desenvolvido pela NASA no contexto da Guerra Fria e das disputas travadas entre Estados Unidos e URSS.

Para o desenvolvimento de suas funções e para os fins do reconhecimento do trabalho científico, as protagonistas estavam sujeitas a diversas dificuldades relacionadas ao fato de serem negras e mulheres e além disso, cientistas matemáticas, em um ambiente dominado por homens brancos.

Tal cenário por si só já evidencia o duplo preconceito a que estavam sujeitas relacionados a gênero e à etnia, sendo este o pano de fundo em que se desenrolam os fatos do filmes: um grupo de mulheres cientistas negras buscando um lugar ao sol, em contexto histórico dos Estados Unidos marcado por fortes embates e discriminações de ordem social, econômica e racial.

Uma das cenas emblemáticas evidencia o preconceito experimentado pelas protagonistas ao tratar das possibilidades de ascensão junto à NASA junto aos cargos. A personagem destaca que “as regras para acesso às vagas e cargos sempre mudavam quanto estavam próximo de cumpri-lás”. Veja-se:

[pic 1]

Tradução livre: “Todas as vezes que temos a chance de avançar, eles mudam a linha de chegada. Todas às vezes.”

        

Esta afirmação por si só caracteriza o cenário de exclusão que os grandes centros de pesquisa e ciência carregam: laboratórios, centros de pesquisa e de tecnologia, como a NASA são ambientes geralmente dominados por homens e em sua maioria brancos, fazendo com que  a ascensão e o acesso das mulheres a cargos de liderança e pesquisa sejam dificultados, cenário complicado especialmente pela questão do racismo presente  no contexto. A sensação experimentada pela protagonista se repete em muito até os dias atuais: a mulher negra geralmente é excluída e é impedida de ter acesso a profissões, cargos e posições de prestígio social primeiro pelo fato de ser afrodescendente (a liderança no mundo ocidental não é reservada aos negros) e segundo porque é mulher (a liderança e os cargos de prestígio são destinados aos homens). Tais constatações só demonstram os problemas do mundo contemporâneo: a ocorrência de preconceitos relacionados a gênero e à etnia.

Cena Fato 02 - Destinação de banheiros em alas separadas para negras

 No contexto da discriminação experimentada pelas personagens afro-americanas, o filme retrata de forma emblemática a prática de separação e reserva de banheiros às mulheres negras nos ambientes da Agência Aeroespacial NASA. Em uma das cenas, o Diretor do estabelecimento, Al Harrison (interpretado por Kevin Costner) ficou furioso ao saber que a funcionária negra tinha que andar longos percursos para usar o banheiro reservado às pessoas de descendência afro. A pretexto de resolver o problema, o Diretor quebrou a placa de separação dos banheiros, todavia, a medida foi apenas um engodo na medida em que apenas Katherine recebeu autorização para a utilização dos banheiros destinados às pessoas brancas.

Esta ocorrência retrata com clareza que ao  longo dos movimentos de reconhecimento de igualdade entre brancos e afrodescendentes muitas vezes as medidas de inclusão camuflam aspectos de manutenção da discriminação e não enfrentam frontalmente o cerne do problema a saber: tratar todos de forma igualitária a todos, sem discriminação de etnia (cor), gênero, classe social, princípio este que está presente em várias Constituições dos países democráticos, todavia, não é cumprido de forma rigorosa.

O que se vê, na verdade é que,  o princípio da igualdade é direito assegurado apenas pelas Constituições mundo afora sem produzir efeitos concretos entre as etnias: prevalecendo por vezes, a discriminação étnica direta, ou mesmo, econômica com a exclusão social das pessoas afrodescendentes das grandes oportunidades de trabalho, de profissões de maior prestígio social, dentre outras, exclusões.

Cena Fato 03 – A negligência experimentada pelas protagonistas

No contexto da discriminação vivenciada pelas protagonistas, fato é que os episódios de assédio e violência moral no filme são inúmeros. As passagens levam o espectador a concluir que durante todo o trabalho, as protagonistas negras eram obrigadas a provar competência e valor, como se não fossem capazes de desempenhar as funções que lhe eram repassadas.

A exemplo disso tem-se as cenas e fatos que evidenciam a luta da protagonista em demonstrar que os cálculos que apresentou estavam corretos para os fins dos lançamentos de foguetes, das viagens aeroespaciais e para os procedimentos realizados pela NASA. Somente após a verificação do acerto de seu trabalho é que a Agência Aeroespacial passou a creditar veracidade nas funções desempenhadas pela protagonista. Fosse um homem branco, certamente os cálculos e todo o trabalho seria bem aceito pela equipe, o que demonstra as violências de gênero e racial estampadas no filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (489.4 Kb)   docx (422.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com