TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme ”Como estrelas na terra – Toda criança é especial”.

Por:   •  28/4/2020  •  Abstract  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha filme ”Como estrelas na terra – Toda criança é especial”.

O filme retrata a história de uma criança, Ishaan Awasthi, de 9 anos, que sofre com uma dificuldade de aprendizagem chamada dislexia e custa a ser compreendida. Um professor substituto de Artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava com Ishaan.

A história no apresenta a Ishaan, vive em seu mundo particular, se distrai com facilidade, perde a noção do tempo com facilidade, brinca em momentos inapropriados, porém é uma criança sem amigos, não consegue ler ou escrever, e sequer amarar o próprio cadarço. Com isso tudo e preses a repetir a 3ª serie novamente seu pai é chamado à escola e apresentado esse problemas para ele, para seu pai isso tudo não passa de desleixo por parte da criança. Mesmo com uma mãe carinhosa, mas exausta de toda essa situação e seu pai que usava da violência pra tentar educa-lo é decidido coloca-lo em um internato.

Neste internato que tem a fama de “Disciplinar cavalos” ele sofre ainda mais, tanto com saudades de sua família como da liberdade acaba ficando cada vez mais isolado. Mas acaba chegando ao ponto em que não vê mais felicidade nem nas visitas que sua família lhe faz.

Nesse novo ambiente com seu rendimento continua negativo, e ainda mais drena as energias de Ishaan. Só que a situação começa a mudar com a chegada do professor substituto de artes Nikumbh, com uma chegada impactante já mostra ser diferente dos outros professores.

Logo Ishaan por sua atitude, quieto e meio apático chama a atenção de Nikumbh, que busca saber mais sobre a vida do garoto, olhando arquivos e até os cadernos do garoto, sendo Nikumbh o responsável por enxergar no garoto o que ninguém ainda tinha notado que Ishaan tem dislexia.

Isso explicava toda as dificuldades vividas pelo garoto, inclusive são aspectos que foram apresentados ao longo do filme, detalhes mostrados ao espectador. Nikumbh já era familiarizado com o assunto, e que já vinha com uma forma de ensino diferente, uma metodologia que poderia beneficiar o garoto, com foco em mutuas interações. Até a entrada de Nikumbh na vida do garoto, nem na escola anterior ou no internato ninguém tinha notado essas questões no garoto ou especulado isso.

Mesmo com a rejeição inicial por parte da família dessa nova realidade a eles apresentada, deste ponto em diante vemos a luta de libertação de Ishaan para o mundo, onde com paciência dedicação, além de valorização das potencialidades do garoto.  

No caso de Ishaan de dislexia nos foi apresentado os dois espectros do transtorno, um garoto mais “elétrico” que provoca encrencas, etc., e um garoto mais retraído, tímido e com dificuldade de se expressar para o mundo.

O filme mostra o papel fundamental exercidos educadores nas especificidades que surgem no ambiente escolar, como lidar com diferentes formas de inteligência e aprendizado. Sabemos que não existem formulas mágicas para isso porem podemos tentar encontrar as melhores metodologias que possam fomentar o desenvolvimento dessa criança e/ou adolescente. O educador aqui através da observação e interação terá o desafio de encontrar novas estratégias de ensino para essas realidades particulares.

Como educadores devem também ir à busca de conhecimento e aprimorar sua formação, até mesmo com o compartilhamento de experiências com outros educadores.

Aqui cabe também a luta por politicas publicas e o fortalecimento das existentes que fomentam a inclusão dentro do ambiente escolar, bem como a difusão de informação para a comunidade (família principalmente) sobre essas questões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com