TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Metodologia de Projetos num Paradigma da Complexidade

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha Crítica

Metodologia de Projetos num Paradigma da Complexidade

Elionaldo Bringel de Lima

Credencias da Autora

Marilda Aparecida Behrens, possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973), Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, num paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com a Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Braga, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal, incluindo outros quatro grupos de pesquisa brasileiros.

A autora aborda em seu livro diversos conceitos e definições sobre projeto e Metodologia de projetos, que possam ser utilizados em sala de aula, trazendo o debate sempre para uma “aprendizagem significativa”. Vale salientar que o debate trazido por Behrens, busca levar a nós professores a refletir sobre a ligação do paradigma emergente com o da complexidade, num enfoque globalizador, no intuito de formar cidadãos responsáveis que resolvam problemas e construam um mundo melhor e mais igualitário. Ela destaca que as metodologias de projetos deve levar em consideração os processos pedagógicos que envolvam a responsabilidade, o respeito, a igualdade, a autodireção, a autonomia, a proposição de soluções múltiplas, o pensamento independente, enfim, a vivência da democracia em ações, atos e atitudes que levem a aprendizagem.

Na concepção de Metodologia de projetos com enfoque complexo e globalizador a autora elenca que entre os educadores os termos globalização  ou globalizador têm passado por muitas divergências, críticas e tem sido também repudiados, principalmente, pelo fato de aliarem os referidos termos ao posicionamento de uma política neoliberal. Porém, ela enfatiza que os referidos termos em seu sentido mais amplo podem ser vistos como: por inteiro, integral ou total.

Já sobre o tema “opção pela metodologia de projetos” a autora destaca que o professor possa desenvolver a prática educativa tendo como princípios: a complexidade, a visão de totalidade, a conexão das diversas áreas do conhecimento, o espírito crítico reflexivo, a busca da formação para a cidadania e a recuperação do posicionamento ético. Marilda Aparecida aponta também que a proposta de ensino baseado em projetos proporciona uma aprendizagem pluralista e permite articulações diferenciadas de cada aluno envolvido no processo, supera a perspectiva de acumulação e memorização de informações, com destaque na aprendizagem significativa e o conhecimento em constante transformação.

Para a autora a metodologia de projetos com enfoque na aprendizagem, possibilita uma aprendizagem “pluralista” e permite articulações diferenciadas de cada aluno envolvido no processo educativo. Por exemplo, nessa referida metodologia exige que os professores e alunos, ao aprender a aprender, numa ação conjunta, aprendam a investigar e pesquisar. A autora traz para reflexão também que a metodologia de projetos busca a aprendizagem a partir de problematizações, nas quais são apresentados pontos norteadores, que instrumentalizam o processo de investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com