TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme A Maçã

Ensaios: Resenha Do Filme A Maçã. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  7.704 Visualizações

Página 1 de 5

Mediação (Instrumentos e signos): é a relação do homem com o mundo e com os outros homens, é de fundamental importância porque é a através deste processo que as funções psicológicas superiores se desenvolvem. Os dois elementos básicos responsáveis por essa mediação são o instrumento, que tem a função de regular as ações sobre os objetos e o signo, que regula as ações sobre o psiquismo das pessoas.

Cena: No momento em que a assistente social chega na casa das meninas e elas estão trancadas e através da grade a assistente social presenteia as meninas com um espelho e um pente.

Análise: A mediação é o contato entre a assistente social e as meninas, que através da mediação tem os instrumentos e os signos, sendo o instrumento o espelho e o pente que ela dar de presente para as meninas e o signo é o mediador psicológico que podemos considerar como sendo a própria assistente social, trazendo a visão de fora das regras da sociedade defendendo que todos tem direito ao convívio com o meio externo.

Pensamento e Linguagem: O pensamento nasce de uma maneira independente de origem e desenvolvimento. Linguagem é o básico para todos os grupos humanos, é um instrumento de pensamento, pois fornece conceitos e formas de organizar o real.

Cena: Quando as meninas estão trancadas, elas fazem um desenho na parede em forma de flor, colocando tinta na mão e fazendo os desenhos em formas de flores.

Análise: Quando se unem: linguagem racional e pensamento se tornam real. Dessa forma o desenho na parede representa uma forma de pensamento que se tornou linguagem, assim a linguagem expressa o pensamento das meninas, como forma organizadora desse pensamento.

Processo de internalização: É a aprendizagem interna/externa, quando essa aprendizagem se internaliza passam a fazer parte das aquisições do seu desenvolvimento individual.

Cena: Na cena em que as meninas roubam picolé e a vizinha delas paga o picolé com dinheiro.

Análise: A partir desse momento as meninas aprendem o significado do dinheiro, que para se ter picolé é preciso pagar.

Zona de desenvolvimento proximal: Distância entre aquilo que a criança é capaz de fazer de forma autônoma e aquilo que ela realiza em colaboração com outros elementos de seu grupo social.

Cena: Quando as meninas são libertadas das grades, elas interagem com outras crianças e aprendem brincar de amarelinha.

Análise: A partir do conceito de brincadeira que elas já conheciam, aprenderam uma nova brincadeira, sendo esta amarelinha, que foi aprendida pela interação com as colegas, fazendo-se assim um novo conceito de brincadeira.

Desenvolvimento e aprendizado: O desenvolvimento é um processo de internalização dos modos culturais de pensar e agir que se iniciam nas relações sociais. E a aprendizagem é a ênfase interação entre as duas pessoas. caminham juntos, sendo que a aprendizagem é que impulsiona o desenvolvimento

Cena: A primeira vez que a assistente social abre o portão, possibilitando que as meninas saiam de casa e entrem em contato com a rua, com as pessoas.

Análise: A partir da relação com as pessoas elas começam a estabelecer uma vida social, criando novos conceitos e se desenvolvendo, internalizando novos modos culturais

Implicações Educacionais: Consiste na valorização do papel da escola –Conceitos cotidianos e científicos. Fala que o bom ensino é o que adianta o desenvolvimento. O papel mediador do professor na dinâmica das interações interpessoais e nma interação das crianças com os objetos do conhecimento (colaboração entre iguais).

Vygotsky atribuiu enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento do ser humano. Uma das mais significativas contribuições das teses que formulou esta na tentativa de explicar como o processo de desenvolvimento é socialmente constituído. Essa é a principal razão de seu interesse no estudo da infância.

É curioso conhecer suas criticas aos paradigmas “botânicos” e “zoológicos” adotados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com