TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Escritores Da Liberdade

Trabalho Universitário: Resenha Filme Escritores Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  990 Visualizações

Página 1 de 3

Terra da liberdade, terra das grandes oportunidades: assim é descrito os Estados Unidos. Mas afinal, para quem é essa terra das grandes oportunidades e da liberdade?

Não é bem assim que enxergam os jovens americanos nos subúrbios de Long Beach nos primeiros anos deste século. Segregados por raça e cor, são o sonho às avessas de Martin Luther King. Herdeiros de todas as formas de violência após o levante ocorrido em Los Angeles em 1992, após a prisão de Rodney King, os jovens estudantes da Woodrow Wilson High School não têm a angustia que se espera de todos os jovens de sua faixa etária. As suas angustias não esbarram só no ato de crescer, vão além, e nos revelam que a realidade, assustadora, é sobreviver.

Porém, neste cenário adverso, havia uma ponta de esperança com a chegada da professora, idealista, Erin Gruwell.

Recém-chegada na escola, Erin é recepcionada com total indiferença. Encontra desconfiança, agressões que fazem com que o primeiro encontro seja frustrante.

Para superar a resistência inicial da turma, adota uma metodologia que se aproxima da realidade vivida por seus alunos. Utiliza o hip-hop e o jogo da linha para se aproximar dos jovens.

Acostumados a não serem respeitados, aliado ao fato de alguns serem egressos de programas de recuperação juvenil, os alunos da sala 203 eram tratados como problemáticos pela direção da escola.

Determinada a virar o jogo, Erin, resolve mergulhar no universo particular de cada aluno. E uma vez imersa num mundo rodeado de violência, consegue extrair elementos que faz com que seus alunos reflitam sobre violência gerar mais violência.

A professora Gruwell faz um paralelo entre a violência das gangues de Long Beach com o regime fascista adotado por Adolf Hitler.

Os alunos da sala 203 conhecem Anne Frank e todo o seu martírio através do seu livro-diário.

Sensibilizados, os alunos são convencidos a também manterem um diário, que funciona como válvula de escape para estes e, como ponte para a professora Erin ingressar em suas vidas.

Com determinismo e sempre firme em suas propostas Erin Gruwell conquista a confiança dos alunos, ao contrário de seus pares e da direção da escola, sempre desaconselhando o uso de literatura clássica e de seus métodos de uma educação libertadora.

Sem apoio de seus superiores assume jornada tripla de trabalho realizando tarefas extraclasse para financiar as suas propostas com a turma 203.

Atropelando a hierarquia de sua escola, Erin solicita uma audiência com o secretário de Educação, a quem pede apoio em suas propostas, sendo atendida plenamente podendo assim realizar um passeio cultural.

O seu sucesso com a turma 203 revela uma certa dose de inveja e desconfiança de seus pares e essa medida de sucesso pode ser descrita como inversamente proporcional em relação ao seu casamento. O êxito em seu trabalho reflete o fracasso em sua relação conjugal. Queixoso por seu colocado de lado, o marido de Erin rompe a relação e sai de casa. Que a essa altura tinha na figura paterna sua única fonte de apoio.

Com confiança plena em sua professora, os laços de amizade estavam enraizados nessa nova etapa nas vidas dos jovens da escola Woodrow Wilson, dando a sensação de dependência moral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com