TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Quase Deuses

Por:   •  28/9/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  4.106 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS ................... 03

1.1 CAPA ..................................................................................... 01

1.2 FOLHA DE ROSTO ............................................................... 02

1.3 SUMÁRIO .............................................................................. 03

1.4 INTRODUÇÃO ...................................................................... 04

1.5 DESENVOLVIMENTO .......................................................... 05

1.6 CONCLUSÃO ........................................................................ 08

1.7 REFERÊNCIAS ..................................................................... 09

INTRODUÇÃO

Vivien Thomas é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino devido a sua mãe achar que teria uma filha, quando nasceu um menino não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de sete anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para o Dr. Alfred Blalock, um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser mais bem aproveitado. O Dr. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Vivien o acompanha para auxiliá-lo junto ao laboratório, onde o doutor recebe a missão de estudar a cura para a doença conhecida como “Caso do bebê azul”, uma doença manifestada a partir de um problema cardíaco.

Embora ambos tenham descoberto a solução, quem leva os créditos é apenas o doutor Alfred, já que além de Vivien ser negro, pobre e humilde, o mesmo também não possuía nenhum curso superior na época. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Com o passar dos anos, Vivien consegue seu reconhecimento e torna-se o Diretor de Laboratórios do Hospital, e mesmo nunca tendo cursado a faculdade de medicina, Vivien ganha o título de Doutor Honoris Causa.

DESENVOLVIMENTO

Quase Deuses é um drama que traz Vivien Thomas como um marceneiro competente que não tinha nome de homem por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina e quando veio ao mundo, ela não desejou mudar o nome da criança.

Devido a Grande Depressão (depressão econômica que causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, entre outras mudanças sociais) Vivien Thomas é demitido de seu emprego, pois davam preferência às pessoas com família para sustentar, além deste terrível acontecimento, todas as economias que Thomas tinha para fazer a faculdade de medicina, que estavam guardadas no banco durante sete anos foram perdidas, pois o banco faliu. Foi um desastre total, porém Vivien e sua família sempre foram trabalhadores e pessoas batalhadoras. Depois de muito esforço ele conseguiu um emprego de faxineiro com um médico pesquisador, chamado Alfred Blalock que foi sua grande inspiração, Vivien Thomas começou a estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho e seu conhecimento se expandiu.

Após pouco tempo Dr. Blalock percebe o potencial e inteligência de Vivien, e decide aproveitá-la, dando-lhe a oportunidade de trabalhar como seu ajudante no laboratório.

Dr. Blalock recebe o convite da Dra.Helen Taussig, para trabalhar na “Universidade Johns Hopkins”, como chefe de pesquisa, sobre técnicas cirúrgicas para cirurgia do coração, que era considerado uma área intocável pela medicina. Dr. Blalock aceita o convite e decide levar Vivien como seu ajudante mesmo sabendo dos problemas e constrangimentos que poderiam ser ocasionados pelo fato de seu ajudante ser um negro.

O Dr. Blalock e Vivien começam a estudar o caso de uma menina recém-nascida que estava internada no hospital universitário, que tinha sérios problemas no coração.

Após várias experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com