TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme Quase Deuses

Trabalho Escolar: Resenha Filme Quase Deuses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  6.594 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 ESTRUTURA DE TRABALHOS ACADÊMICOS ................... 03

1.1 CAPA ..................................................................................... 01

1.2 FOLHA DE ROSTO ............................................................... 02

1.3 SUMÁRIO .............................................................................. 03

1.4 INTRODUÇÃO ...................................................................... 04

1.5 DESENVOLVIMENTO .......................................................... 05

1.6 CONCLUSÃO ........................................................................ 08

1.7 REFERÊNCIAS ..................................................................... 09

INTRODUÇÃO

Vivien Thomas é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino devido a sua mãe achar que teria uma filha, quando nasceu um menino não quis mudar o nome escolhido. Ele é demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de sete anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para o Dr. Alfred Blalock, um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser mais bem aproveitado. O Dr. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Vivien o acompanha para auxiliá-lo junto ao laboratório, onde o doutor recebe a missão de estudar a cura para a doença conhecida como “Caso do bebê azul”, uma doença manifestada a partir de um problema cardíaco.

Embora ambos tenham descoberto a solução, quem leva os créditos é apenas o doutor Alfred, já que além de Vivien ser negro, pobre e humilde, o mesmo também não possuía nenhum curso superior na época. Os dois acabam fazendo uma parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.

Com o passar dos anos, Vivien consegue seu reconhecimento e torna-se o Diretor de Laboratórios do Hospital, e mesmo nunca tendo cursado a faculdade de medicina, Vivien ganha o título de Doutor Honoris Causa.

DESENVOLVIMENTO

Quase Deuses é um drama que traz Vivien Thomas como um marceneiro competente que não tinha nome de homem por um erro de sua mãe ao achar que seria uma menina e quando veio ao mundo, ela não desejou mudar o nome da criança.

Devido a Grande Depressão (depressão econômica que causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, entre outras mudanças sociais) Vivien Thomas é demitido de seu emprego, pois davam preferência às pessoas com família para sustentar, além deste terrível acontecimento, todas as economias que Thomas tinha para fazer a faculdade de medicina, que estavam guardadas no banco durante sete anos foram perdidas, pois o banco faliu. Foi um desastre total, porém Vivien e sua família sempre foram trabalhadores e pessoas batalhadoras. Depois de muito esforço ele conseguiu um emprego de faxineiro com um médico pesquisador, chamado Alfred Blalock que foi sua grande inspiração, Vivien Thomas começou a estudar todos os livros sobre medicina que havia no local de seu trabalho e seu conhecimento se expandiu.

Após pouco tempo Dr. Blalock percebe o potencial e inteligência de Vivien, e decide aproveitá-la, dando-lhe a oportunidade de trabalhar como seu ajudante no laboratório.

Dr. Blalock recebe o convite da Dra.Helen Taussig, para trabalhar na “Universidade Johns Hopkins”, como chefe de pesquisa, sobre técnicas cirúrgicas para cirurgia do coração, que era considerado uma área intocável pela medicina. Dr. Blalock aceita o convite e decide levar Vivien como seu ajudante mesmo sabendo dos problemas e constrangimentos que poderiam ser ocasionados pelo fato de seu ajudante ser um negro.

O Dr. Blalock e Vivien começam a estudar o caso de uma menina recém-nascida que estava internada no hospital universitário, que tinha sérios problemas no coração.

Após várias experiências realizadas com animais, eles conseguiram descobrir técnicas para a realização de cirurgias do coração, e muitas pessoas viam com olhos torcidos a presença de Vivien no laboratório pois alem de ser negro, ele nunca havia estudado medicina. Muitos na Universidade tentaram dissuadir o Dr. Alfred Blalock a esquecer o caso, mas ele se mantém firme. Ao decidirem operar a recém-nascida, tiveram que enfrentar conflitos éticos e religiosos, e até mesmo com os próprios médicos e cientistas do hospital que não acreditavam que tal cirurgia tinha possibilidade de ser realizada com sucesso.

O Dr. Blalock faz questão da presença de Vivien na cirurgia, para se sentir mais seguro, Vivien sendo o primeiro negro, não médico, a entrar numa sala de

cirurgia como parte da equipe de médicos, guia o Dr. Blalock durante todo o procedimento, realizando com sucesso a primeira cirurgia cardíaca do mundo.

Em um hotel, já agraciado pelas entidades acadêmicas, Dr. Blalock discursou e agradeceu a todos aqueles que tinham cooperado para aquele sucesso estrondoso, porém sem mencionar seu colega negro.

O Dr. Blalock recebeu todos os méritos e créditos enquanto que Vivien, excelente técnico em laboratório, além de cirurgião, e quem descobriu, em conjunto com o médico, como se devia realizar a cirurgia foi totalmente esquecido. Percebendo a falta de ética do Dr. Blalock o qual considera como mestre e amigo dele, fala que não esperava aquela atitude do amigo durante a apresentação no Hotel, diante dessa conversa fica claro para Vivien que o próprio mestre não tinha coragem de assumir seu racismo oculto, que lá no fundo era como os outros, ainda mais por precisar da presença do Vivian o tempo todo nos procedimentos cirúrgicos pois na verdade o autor da descoberta era o próprio Vivien, que sabia exatamente como proceder diante daquele procedimento, faltou ética ao Dr. Blalock que assumiu o projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com