TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Monitoria Acadêmica da Disciplina Entomologia Agrícola

Por:   •  14/12/2022  •  Artigo  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Resenha conclusiva- contribuição da atividade para o curso.

Nome do aluno: Fabiana Paquiel Martins de Almeida

Curso: Monitoria Acadêmica da disciplina Entomologia Agrícola   CPF: 134.505.466.19

Data da atividade: 23/05/2022 a 23/06/2022

Número de horas: 60horas

Atividade:  Monitoria Acadêmica

Breve descrição da atividade complementar realizada:

A disciplina agrícola de entomologia trabalha para desenvolver o conhecimento das técnicas de recolha, armazenamento, identificação, evolução, taxonomia, morfologia, fisiologia, biologia e classificação de insetos nos seus ambientes naturais . Essas técnicas são praticadas em ambientes de laboratório virtuais. Os alunos são atendidos de forma individualizada e colaborativa, utilizando como ferramentas: chat, fóruns e reuniões. Essas ferramentas fornecem suporte em sala de aula para aulas práticas e teóricas e, ocasionalmente, auxiliam os alunos com ideias de conteúdo para ajudá -los a ampliar seus conhecimentos.

Coube à monitora acompanhar as atividades de sala de aula e de laboratório; fornecer ideias para

materiais instrucionais que serão utilizados como metodologias de ensino; participar na confecção de ideias para eventos e conferências que promovam a compreensão intergrupal; além disso, estar ao lado do aluno para esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter sobre os diversos materiais teóricos e práticos disponibilizados na disciplina para auxiliar no processo de aprendizagem, orientá - los na realização de exercícios sobre os diversos temas abordados, e auxiliá - los nas duvidas das atividades sugeridas.

Breve análise crítica com pontos negativos e positivos, e a relação com o curso:

Como resultado, a prática de monitoria na área de entomologia agrícola ajudou - me a ter uma maior compreensão teórica e prática, bem como a experimentar coisas novas, possibilitando acompanhar as aulas teóricas e práticas ministradas pelos professores da disciplina. O aprimoramento do meu conhecimento do conteúdo programático abordado no curso e a criação de atividades com os instrutores e acadêmicos me incentivaram a me aprofundar mais na área, pois me deram a oportunidade de desenvolver tanto a docência quanto a pesquisa. Esses fatores me deram maior segurança e melhor desempenho como monitor. Esta disciplina é de extrema importância para o curso de agronomia, pois proporciona aos alunos uma melhor compreensão de como coletar, preservar e identificar insetos (também conhecidos como pragas ou inimigos naturais) para preservar o meio ambiente. Isso ocorre porque os insetos não apenas prejudicam agricultura, zoologia e saúde humana, mas também são cruciais para coisas como produção de alimentos, processos de polinização e produção de tecidos. Durante a prática de monitoramento, senti a necessidade de atualização e avanço do conhecimento científico proposto para que houvesse um maior aproveitamento da experiência que estava sendo adquirida, demonstrando a necessidade contínua de aprimoramento da função de monitoramento. Inúmeras dificuldades assolaram o trabalho de monitor, entre elas a dicotomia entre o docente e o monitor, e o desinteresse por parte de alguns participantes. A experiência de monitora foi muito significativa, pois me ajudou a desenvolver pessoal e profissionalmente como acadêmico em agronomia e me deu uma perspectiva mais realista sobre a vida cotidiana e as atividades educacionais. Quem tiver o privilégio de ver essa realidade, sem dúvida, levará na memória as impressões de suas Experiências de vida acadêmica. A monitoria na categoria pesquisa está incluída nos currículos de graduação, que são compostos por ensino, pesquisa e extensão. As lições aprendidas ao lado do professor orientador que acompanha os alunos e do monitor se encaixam na carga intelectual e social do aluno monitorado, abrindo - lhe novos horizontes e perspectivas

acadêmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (44.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com