TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Municipio De Alvorada Do Sul

Artigo: Resenha Municipio De Alvorada Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE

MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONTEXTUALIZANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO SUL

Resenha crítica apresentada na disciplina de Políticas de Saúde: Fundamentos e Diretrizes do SUS do Curso de Gestão em Saúde.

Docente: Nelly Lopes de Moraes Gil

Udelysses Janete Veltrini Fonzar

Discente: Ana Clara Cerezini

MARINGÁ

2014

Hoje a cidade ocupa uma superfície de 417,910 km com uma população de 10.283 habitantes (IBGE/2010) e tem ainda como principal atividade econômica a agricultura. Situada as margens da represa capivara faz com que a cidade seja

ótima para loteamento de chácaras de lazer. Embora a ação tenha sido originada pela iniciativa privada, o poder público percebeu a possibilidade das chácaras contribuírem para o desenvolvimento socioeconômico local, através do incremento na geração de emprego e renda para a população. Além disso, também considerou a oportunidade de aumentar a arrecadação de IPTU, pois as chácaras, “A firma Lima, Nogueira, Comercial Exportadora, adquiriu vasta O município de Alvorada do Sul está situado no Norte do Paraná, na região do Vale do Paranapanema. Ele faz limite ao Norte com o Rio Paranapanema (estado de São Paulo), Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Porecatu. A distância entre Alvorada e Londrina é de aproximadamente 70 km.

Até 1920, Alvorada do Sul era praticamente inabitada e composta de matas fechadas (Cerezini, 2004). Mas, neste período o Paraná já era reconhecido pela fertilidade de suas terras o que impulsionou a colonização das cidades com a chegada dos primeiros pioneiros.

O município de Alvorada do Sul surgiu a partir da aquisição de uma grande porção de terras por uma empresa comercial e exportadora da cidade de Santos - SP.

Após a aquisição de terras, a empresa responsável media e dividia a área em lotes urbanos e pequenos sítios, sendo estes últimos destinados principalmente ao cultivo de café.

área de terras na região na qual estava localizada a Fazenda Alvorada, onde foram lançados os alicerces do povoado” (IBGE, s/d), dai origem do nome Alvorada acrescido da palavra Sul por sua localização geográfica no contexto nacional.

Em 14 de novembro de 1947 foi criado o distrito de Alvorada do Sul, antes pertencente ao município de Porecatu. Em 4 de novembro de 1951 Alvorada foi elevada a município pelo decreto de Lei n.º 1951. No ano seguinte, tomou posse o primeiro prefeito do município, Sr. Antônio Abreu.

De 1935 a 1970 predominava a cultura de café na região. Nesta fase o município tinha uma área equivalente a 435 km2. Após a década de 70, Alvorada do Sul sofreu grandes transformações desde a alteração do tipo de cultivo até a extensão de sua área. O café cedeu lugar às lavouras de grãos: soja, milho (e posteriormente o trigo) até os dias atuais.

Foi finalizada a construção da Usina Hidrelétrica Capivara. Essas duas mudanças acarretaram um forte êxodo em todo o município. A Usina alagou 86 km2, o equivalente a 20% da área total de Alvorada.

No início da colonização, a cidade era composta por pequenas e grandes propriedades rurais. Essas últimas abrigavam um grande contingente de colonos trabalhadores nas lavouras de café, os quais partiram para outras cidades da região após o fim do ciclo do café e após a chegada das águas.

Conforme Cerezini (2004), no ano de 1952 – auge do cultivo de café – o município contava com 28.500 habitantes. 30 anos depois, com o declínio do café e a construção da represa, a cidade passou a ter apenas 12.500 habitantes.

localizadas nas áreas rurais, assim que loteadas são transformadas em áreas urbanas, conforme lei municipal 1.053/99 e 1.054/99.

Ao tempo do desbravamento a saúde era um problema. Se acontecia que alguém estava doente, os remédios eram caseiros, homeopáticos, ou confeccionados pelo mesmo farmacêutico. Nos casos mais graves o único hospital que atendia era em Sertanópolis. Em Alvorada do Sul o mais conhecido e popular farmacêutico e para muitos moradores considerado um Médico foi o Sr. Sebastião Gonçalves de Mello, que desde 1946 atendia a população.

Na década de 60 havia dois hospitais privados em Alvorada do Sul um pertencia ao Dr. Tacito, outro foi construído pelo Sr Emilio Alves onde atuava seu filho o Dr. Oscar Alves e Marco Antonio Fiori, o qual atendia ao modelo medico – hospitalar com intervenções assistenciais e curativas.

A partir de 1970 os fazendeiros fizeram uma associação e compraram cotas do Hospital do Sr Emilio Alves passando a ser Sociedade Beneficente do Hospital Comunitário, que atendia os empregados das fazendas e a população urbana em geral. Esses trabalhadores tinham descontos em suas carteiras e seus dependentes direito à assistência e, portanto, a cobertura assistencial não possuía caráter universal. Os trabalhadores informais, ou seja, sem carteira assinada, eram atendidos mas pagavam pela consulta e quando não tinham recursos pediam ajuda para o prefeito, ou buscavam atendimento em hospitais estaduais e municipais, filantrópicos e universitários,administrados pelo Ministério da Saúde fora do município.

Em 1986 a prefeitura de Alvorada arrendou o Hospital pertencente a associação em regime de comodato , o atendimento era 24hrs ,tinha convenio com o SUS mas também particular.

Alvorada a época contava também com um Posto de Saúde Estadual e instalou também um Posto de Saúde Municipal.

O município mantinha ainda convênios com hospitais mais especializados da região, como Hospital psiquiátrico de Marília, Santa Casa de Londrina, e Curitiba. A prefeitura se responsabilizava pelo transporte, hospedagem e gastos desses pacientes. No ano de 1987 o Hospital foi doado para prefeitura A Municipalização das Ações de Saúde de Alvorada do Sul ocorreu por meio de um convenio assinado em 16 de fevereiro de 1991 pela Secretaria de Saúde com o INAMPS que estabeleceu procedimentos na transferência de recursos alocados no orçamento do INAMPS, diretamente a prefeitura Municipal para aplicação na rede de serviços, objetivando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com