TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha O Jogo da Imitação

Por:   •  22/11/2016  •  Resenha  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

O Jogo da Imitação

Vitor Eduardo Sampaio dos Santos[1]

O Jogo da Imitação. Direção: Morten Tyldum, Produção: Nora Grossman, Ido Ostrowsky, Teddy Schwarzman. Estados Unidos: Black Bear Pictures, 2014.

1 CREDENCIAIS DO DIRETOR

Morten Tyldum nascido em Bergen/Berga, Noruega, em 19 de maio de 1967 é um diretor norueguês. Tyldum realizou seus estudos sobre cinema na School of Visual Arts em Nova York. Em 1991, iniciou sua carreira dirigindo episódios para a série de TV norueguesa U, 1991-. Sua estreia no mundo cinematográfico acontece em 1996, com o curta Lorenzo, 1996. Seu próximo trabalho é a produção televisiva En maan må gjøre det han må, 1996; seguida pelo curta-metragem, Fort Forover, 2000. Após esses experimentos, realiza seu primeiro longa-metragem Folk flest bor i Kina, 2002. Em seguida, Tyldum lança a comédia Buddy, 2003; produção que conquista o prêmio de Melhor Filme no Amanda Awards, da Noruega. Sua primeira experiência com o gênero drama no cinema é Fallen Angels (Varg Veum – Falne Engler, 2008) seguido por Headhunters (Hodejegerne, 2011), produção pela qual recebe uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme em Língua não inglesa e atinge a marca de filme norueguês de maior bilheteria de todos os tempos. Sua entrada no mercado de língua inglesa acontece de forma consistente com a produção O Jogo da Imitação, 2014, com Benedict Cumberbatch e Keira Knigtley, filme indicado a oito categorias no Oscar 2015, entre elas: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Diretor. O que torna Tyldum o primeiro norueguês a ser indicado ao Oscar nessa Categoria.

2 RESENHA

O filme se passa em plena segunda guerra mundial e conta a história de Alan Turing matemático, cientista da computação criador da chamada “Máquina de Turing”. Turing foi recrutado para fazer parte de um grupo formado por especialistas da época, escolhido a dedo pelo governo inglês para decodificar mensagens criptografadas pelos alemães que utilizavam a máquina enigma, ele era muito introspectivo no inicio do trabalho não tinha muito contato com os outros membros da equipe, mas posteriormente tornou-se líder da equipe.

Quando assumiu a equipe Turing demitiu dois membros da mesma e após esse ocorrido foi atrás de recrutar outras pessoas para equipe, conhecendo assim Joan Clarke matemática inglesa e única mulher pertencente ao grupo recrutado pelos ingleses. Turing pediu auxilio financeiro para custear a fabricação de sua máquina e como ela demorava mostrar resultados ele era muito pressionado por isso, e ao mesmo tempo que tentava esconder que era homoafetivo pois naquela época existia muito preconceito em relação a isso.

Com os avanços em sua pesquisa ele conseguiu quebrar o código da enigma com ajuda de seus companheiros de equipe e de uma amiga de Joan que observou que as mensagens do governo alemão mantinham um padrão todos elas falavam sobre clima e terminavam com a frase “Heil Hitler”. Com esse código em mãos, eles sabiam qual seria o próximo passo dado pelos nazistas, quais cidades ou frotas marítimas seriam bombardeadas, quais eram suas posições e planos. Estima-se que a invenção de Turing tenha reduzido em pelo menos 2 anos a duração da guerra e salvando milhões de vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com