TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Violencia Na Adolescencia

Artigos Científicos: Resenha Sobre Violencia Na Adolescencia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

A violência contra crianças e adolescentes ocupa lugar de destaque na sociedade moderna e é considerada um problema de saúde pública. A família, que é quem deveria dar a devida proteção às crianças passou a ser a origem das agressões. Hoje em dia, não precisamos ir até a rua para encontrarmos o famoso “Homem do Saco”, infelizmente, ele está dentro das casas, e em muitos casos, sendo acobertado por outros membros da família.

No artigo estudado, vemos quatro tipos de violência: Violência Física, Negligência (e também estrutural), Psicológica e Sexual. Todas são gravíssimas e causam danos irremediáveis às crianças e adolescentes que estão passando por processo de formação de personalidade e caráter.

São vários os fatores, como por exemplo: Dificuldades cotidianas, pobreza, separação do casal, crises financeiras, características individuais (ex: temperamento difícil, retardo mental, hiperatividade, entre outros.), influências familiares, aspectos sociais e culturais. Não há uma única causa, como também não há uma única solução.

Na violência física, temos atos violentos com o uso da força física de forma intencional, ou seja, não acidental, provocada por pais, responsáveis, familiares ou pessoas próximas..

Em negligência vemos também os problemas da violência estrutural e a falta de atitude dos pais ou responsáveis em relação a ela, temos a omissão dos mesmos quando deixam de prover as necessidades básicas para o desenvolvimento físico, emocional e social da criança e do adolescente.

A violência psicológica caracteriza-se em rejeição, privação, depreciação, discriminação, desrespeito, cobranças exageradas, punições humilhantes e utilização da criança e adolescentes para atender às necessidades dos adultos.

Por último e não menos importante ou prejudicial, temos a violência sexual que é toda ação que envolve ou não o contato físico, não apresentando necessariamente sinal corporal visível. Pode ocorrer a estimulação sexual sob a forma de práticas eróticas e sexuais, como por exemplo, violência física, ameaças, indução, voyerismo, exibicionismo, produção de fotos e exploração sexual.

É lamentável que o espaço família com toda grandiosidade culturalmente edificada como sinônimo de lugar sagrado e, portanto, espaço de segurança, proteção, tenha se constituído em alguns casos em um lugar inadequado para se viver bem. A violência contra crianças e adolescentes tem nos mostrado que a noção de família internalizada historicamente, vem sendo substituída por uma outra noção que nos leva a pensar, em qual espaço podemos verdadeiramente construirmos nossa subjetividade e identidade satisfatórias na condição humana?

Precisamos juntas forças para fazermos o papel que seria a função primeira da família: proteger, cuidar e amar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com