TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Adolescência

Por:   •  9/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 5

CONFLITOS DO ONTEM QUE REFLETEM NO AMANHÃ

                                                                                                     

Adolescentes ontem, hoje e amanhã -- Ivan Capelatto cpfl cultura. Disponível em: . Acesso em setembro de 2016.

        Ivan Capelatto Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas,  professor convidado do The Milton H. Erickson Foundation Inc. (Phoenix, Arizona, USA) e professor do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina da PUC-PR. Psicólogo clínico e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias. Fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Outras Psicoses Infantis (GEPAPI) e Supervisor do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopatologias da Família na Infância e Adolescência (GEIC) de Cuiabá e Londrina.  Autor das obras: "Diálogos sobre a Afetividade", Papirus Ed. Campinas, SP, 2007; "Compreendendo a Natureza Humana: um ensaio sobre a raiva, o medo e a culpa", Ed. Colégio Universitário, Londrina, PR, 2013, entre outras.

        A palavra “adolescência” surge a partir do ano de 1904 através de uma publicação sobre as turbulências da adolescência feitas por Stanley Hall, pois ate então não havia um conceito determinado para adolescência. Logo após, em 1938 Stuart que era um Psicólogo volta com este conceito de “adolescência”, e Piaget também utilizou deste conceito criando separadamente da criança. Em 1971, Mauricio Knobel e Arminda Aberastury criam o primeiro livro sobre adolescência chamado Adolescência Normal.

        A palestra Adolescência Ontem, Hoje e Amanhã de Capelatto referisse a um olhar atento do mesmo buscando explicações para os consultórios estarem a cada dia mais abarrotados de crianças e adolescentes. Segundo ele esses problemas têm relações com as diversas mudanças ocorridas ao longo dos anos, dentro do contexto familiar.

        Capelatto fala de como era a relação familiar no século XX, e faz uma comparação com os dias atuais no que diz respeito a questão pais e filhos, criança/adolescente , citando os prós e contra dessa relação. Um exemplo do passado é a forma dessas crianças serem tratados como pequenos adultos, menos capacitados intelectualmente ele relata ainda sobre a forma de vestimentas dessas crianças, comenta também que as meninas eram preparadas para o casamento muito cedo e que os meninos também eram preparados para o trabalho muito precocemente, ou seja, essas crianças não vivenciavam a adolescência. Apesar disso eles não adoeciam tão facilmente porque  o libido (amor) direcionado a elas por sua mãe supria tudo aquilo que por ventura lhe pudesse causar algum mau.

        Com o passar do tempo esses conceitos familiares e valores foram sofrendo mudanças, principalmente nos pós guerra, onde muitas mães passaram um difícil período de luto segundo Ivan, onde essas para criar uma couraça de proteção contra a dor começaram a se distanciar de seus filhos, dar-se inicio então a uma nova fase entre pais e filhos, onde antes havia um total libido distribuído a essas crianças/adolescentes principalmente por parte de suas mães, agora a um novo direcionamento dessa libido.

        Os adolescentes começam a terceirizar os seus sentimentos, não tendo mais a sua mãe tão a disponível, até mesmo por passarem grande parte de seu tempo nas escolas, eles começam a criar um novo ciclo de convivência, os da amizade, os diários.

        Os valores restritos de ser só mãe não cabem mais no contexto vivido hoje, e então muitas famílias se perdem, tentando melhorar suas condições de vida. Os jovens a cada dia se distanciam mais de seus pais, onde as famílias com o tempo cada vez menor tentam passar para terceiros a sua responsabilidade de educar seus filhos. As famílias se perdem ao tentar trazer para dentro de sua casa mais conforto, mais praticidade, mais conhecimento, essa vontade de acertar de suprir algo que se perdeu acabou por deixar faltar algumas coisas essenciais para um bom desenvolvimento e maturidade de nossos jovens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com