TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Livro de Amós (Bíblia)

Por:   •  12/10/2019  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Bruna Ferreira

Ibaderj: Núcleo Rosa de Sarom

Amós

Amós era pastor, colhedor de figo, vindo de Teoca terra da tribo de Judá para o Reino de Israel. Ainda que não houvesse estudado para ser profeta, Deus o chama soberanamente para exercer tal ofício a revelar o julgamento divino por causa da infidelidade de Israel e Judá e declarar a esperança de grande restauração depois da destruição e do exílio que estavam se aproximando.

O ministério de Amós ocorre entre o reinado de Jeroboão II em Israel e Uzias sobre Judá. Época essa, que mesmo vivendo em paz e prosperidade, Amós pôde ver que por trás desse poder e abundância, a nação estava corrompida. Dividiram a sociedade em duas classes, os ricos e os pobres. Eram religiosos, mas não íntegros, idólatras e neste momento “agradável”, tinham esquecido Deus.

Ainda que muitos deles participassem com regularidade das atividades religiosas, suas vidas não demonstravam aquilo que professavam, sua adoração era sincrética negando as verdades do Deus de Israel. Ele enfatizou que por Israel não ter se arrependido mesmo depois de ter sido julgada, o SENHOR faria um julgamento ainda mais rígido, terminando este em total destruição.

Pouco tempo depois suas previsões começaram a se cumprir, e mesmo que o SENHOR já houvesse mandado sinais a Israel em forma de sede, gafanhotos, pragas, e derrota militar, o seu povo recusava-se em ver sua mão em tais acontecimentos e falharam ao se arrependerem.

Embora Amós tenha entregado os oráculos de Deus que justificavam o julgamento de Israel revelando sua severidade e como Deus estava determinado a executá-lo, ele também declarou que após esse período, Deus levaria Israel a vitória sobre as nações, sendo restaurada completamente e permanentemente por meio do filho de Davi, estabelecendo o reino eterno do Messias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com