TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Taylor

Trabalho Universitário: Resenha Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  2.738 Palavras (11 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 11

Segundo Frederick W Taylor a Administração Científica, se define como sistema em que os trabalhadores dão o melhor de si em atividades específicas e recebem estímulo de seu subordinado. A organização começou a ser hierarquizada e sistematizada, ou seja, o tempo passou a ser cronometrado, visando um melhor aproveitamento das funções executadas pelos funcionários.

Com isso Taylor obteve uma maior economia na mão-de-obra, um aumento de produtividade, acabando com gastos desnecessários e desperdícios de tempo na produção; separando assim o trabalho manual do trabalho intelectual, dividindo os funcionários entre aqueles que eram pagos para pensar e planejar, e aqueles que eram pagos somente para executar.

Então nesta fase os trabalhadores começaram a executar trabalhos repetitivos impostos pelas máquinas e por seus chefes, assim surgia as cobranças por otimização de tempo e melhoria nos movimentos de produção.

A mão-de-obra operária naquela época não era exigida escolaridade por parte dos empregados, pois as funções executadas não exigiam nenhum tipo de experiência ou conhecimentos técnicos e sim habilidade de efetuar movimentos repetitivos durante todo o tempo.

Conforme Taylor pensava as organizações sofriam de alguns males como a Vadiagem dos Operários, reduziam propositadamente a produção a cerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. O desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização. A falta de uniformidade das técnicas ou métodos de trabalho. Que segundo ele estas mudanças deveriam ser feitas em um período de quatro a cinco anos para que não houvesse mudanças bruscas aos trabalhadores e descontentamento entre os mesmos.

Para Taylor as funções e procedimentos deveriam ser todos padronizados, como as ferramentas e instrumentos utilizados pelos trabalhadores, já o tempo em que executavam as funções deveriam ser os menores possíveis e com o mínimo de erro na confecção do produto. Ele também afirmava que os processos deveriam ser planejados para economizar tempo de produção, com isso surgiu a idéia de premiação dada aos empregados que executassem sua função com o menor tempo de produção do produto e menor desperdício de matéria prima.

Com esta concepção de Taylor, em analisar a produtividade e a redução de custos que os operários atingiam na produção, implantou-se o conceito de “homo economicus”, as pessoas são influenciadas por recompensas econômicas e materiais, ou seja, elas procuram empregos pelo simples fato de obter salário em troca.

As críticas deste sistema surgiram quando os empregados começaram a reclamar das suas condições de trabalho, levando até a produção de um filme “Tempos Modernos”, onde foi retratado o sistema de produção em série que deixava o ator principal Charles Chaplin, executando por horas a mesma tarefa, não se preocupando com o bem-estar do funcionário e sim se preocupando nos baixos custos que o empregado estava gerando para a empresa e a eficiência nas tarefas que os mesmos executavam.

Analisando a Administração de Taylor, consegui verificar que a primeira impressão quanto aos processos e tarefas que ele julgava ser necessário o aperfeiçoamento na execução das mesmas, acredito que alcançou sucesso nos baixos custos empresariais, pois o mesmo conseguiu fazer com que as pessoas se empenhassem ao máximo para produzir em menor tempo, e deixando o mínimo possível de desperdício em matéria-prima.

Mas ao mesmo tempo em que ele acreditava que bastasse somente dar incentivos a aqueles que se empenhavam em ir atrás dos objetivos que a empresa determinava, começou a ser visto que somente isto, não era o suficiente para que as pessoas tivessem bem estar no seu ambiente de trabalho. E começou a surgir reflexões sobre o ambiente físico dos trabalhadores, que também acredito que seja um dos maiores contentamentos dos empregados quando se trata em organização empresarial, ou seja, a valorização humana.

A super restrição na especialização de uma tarefa só, restringia o funcionário a executar outras tarefas que não eram pertinentes a ele, isso causava uma desvalorização dos possíveis conhecimentos que os funcionários poderiam ter, e conseqüentemente poderiam aplicar a sua função ou em outras áreas. Esta exploração da mão-de-obra aos empregados foi denominada como teoria da máquina, onde as pessoas tinham funções operárias iguais a uma máquina, sem pensar se haveriam problemas futuros, como problemas de saúde por executar tarefas repetitivas.

Esta Administração foi criticada como tendenciosa pelo fato de que líderes empresariais pensavam somente no bem da empresa, esquecendo de que os que fazem uma organização funcionar é as pessoas, e por isso a necessidade de pensar primeiramente no bem-estar físico e psicológico dos seus colaboradores.

Administração Científica de Taylor

Exploração dos empregados: a Administração Científica faz uso da exploração dos funcionários em prol de seus interesses. Há um estímulo à alienação do funcionário, falta de consideração do aspecto humano e deficiência das condições sociais.

Esse é um momento onde o patrão pensa que como ele paga o salário pode explorar o empregado, não percebendo que esse ser humano tem uma vida social fora do trabalho e que o ambiente influencia nas ações e satisfação do empregado. Deve-se sempre levar em consideração o aspecto biopsicosocial do empregado, o que comumente não ocorre nas organizações, onde não são aceitas explicações e somente ocorre imposição do patrão perante seu empregado levando o mesmo a ficar desanimado e desmotivado, não rendendo o seu máximo e influenciando nos rendimentos da empresa. Isso leva a um círculo vicioso onde diminuem os lucros, aumentam as pressões, com imposição, e com isso ocorre maior desmotivação.

Em suma, a fadiga é considerada um redutor da eficiência. A partir dessa constatação, para

reduzir a fadiga, foram propostos alguns princípios de economia de movimentos, que podem ser

classificados em três grupos relativos a:

a)uso do corpo,

b)arranjo material do local de trabalho e

c)desempenho das ferramentas e do equipamento.

Com isto a Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com