TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Taylor

Por:   •  9/3/2018  •  Seminário  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. - 7. Ed. paginas 55 á 73 - São Paulo: Atlas, 2012

Taylor nasceu em 1856, na Pensilvânia e foi considerado o criador e participante mais destacado do movimento da administração científica, sendo a figura mais importante desse movimento não apenas pela natureza de suas contribuições, mas também porque muitos reconheciam como sua liderança.

Ao longo de sua carreira, Taylor procurou resolver problemas que eram e continuam sendo comuns nas empresas e que sempre provocam perdas. De suas observações e experiências, ele começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, mais tarde conhecido como sistema de Taylor, taylorismo e por ultimo administração científica.

Na época em que trabalhava exclusivamente paras as empresas Bethlehem Steel, ele inventou junto com J. Maunsel White, o que se tornou conhecido como o processo Taylor-White levando um aprimoramento de 200 a 300% na capacidade de corte da empresa.

A primeira fase da administração científica foi marcada pelo os problemas dos salários em que os sistemas de pagamento da época tinham característica de fazer o empregado achar que seu esforço beneficiaria o empregador. Com isso, Taylor apresentou seu primeiro trabalho de administração científica a piece rate system (Sistema de Pagamento por Peça), propondo que para resolver o problema dos salários teria que descobrir de maneira científica e exata, qual a velocidade máxima em que o trabalho poderia ser feito. Assim, estabelecendo um pagamento por peça de forma que o trabalhador se visse compelido a trabalhar o suficiente para assegurar remuneração razoável.

A segunda fase da administração científica foi marcada pela produtividade do trabalhador, para o aprimoramento dos métodos de trabalho. Taylor passou a se preocupar com o aprimoramento dos métodos de trabalho conhecido como shop management (Administração de operações fabris) que fez o que se tornaria a característica distinção entre o homem médio e o homem de primeira classe.

A terceira fase da administração científica a principal mudança recomendada era a criação de um departamento de planejamento, ao qual caberia o trabalho, eminentemente intelectual, de estudar e propor os aprimoramentos no chão de fabrica, ou seja, os trabalhadores e seus supervisores deveriam focar totalmente no departamento de produção desvinculando os pensamentos em outras tarefas. A segunda mudança era a ampliação da quantidade de supervisores funcionais, cada um cuidando de um aspecto de trabalho operacional, mas estas recomendações foram abandonadas com a passagem do tempo e a modernização de organizações.

Em torno dessas idéias reuniram-se diversos seguidores e colaboradores de Taylor, como os que se tornaram mais conhecidos o Henry Gantt, Hugo Munsterberg, Frank e Lillian Gilbreth.

Portanto, o modelo da administração científica mesmo apresentando vantagens, possui vários problemas. Primeiramente, o modelo ignora as necessidades dos trabalhadores transmitindo a eles o sentimento de exploração, pois percebe que esse tipo de administração é uma técnica para o operário trabalhar mais e ganhar relativamente menos. E por ultimo, esse modelo transformou o homem em uma maquina tornando o trabalho repetitivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com