TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Análise do Censo dos Alunos do Curso de Engenharia de Produção

Por:   •  26/8/2020  •  Artigo  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação e metodologia

Através dos dados coletados das cinco turmas de engenharia de produção, do turno noturno, da Faculdade Metropolitana de Manaus, foram feitos os gráficos de cada pergunta para todas as turmas. Porém, foi feita uma planilha geral juntamente com seus respectivos gráficos e a partir desses dados gerais foi feita esta análise.

Para construção do banco de dados foi criado um questionário com 24 perguntas as quais foram respondidas ou não pelos estudantes. Os erros de preenchimento de questionário por parte dos entrevistados não foi descartada e está contabilizada e escrita de vermelho na parte inferior direita de cada tabela.

Com relação ao tratamento dos dados, apenas para a variável idade foi feito tratamento estatístico aprofundado, onde foram calculadas variáveis estatísticas como mediana e moda, dentre outras, bem como a assimetria dos gráficos de frequência e curtose. Para as demais perguntas, onde foram adquiridos dados qualitativos bem como quantitativos, foram representados através de gráfico de pizza com a frequência relativa dos mesmos.

Análise dos gráficos

A partir dos dados da tabela geral, foi observado que mais da metade dos alunos são do sexo masculino e que o número de mulheres é maior do que o esperado, ficando aproximadamente 10% abaixo da quantidade de homens. A maioria dos estudantes são pardos e solteiros, ambos ficando com pouco mais de 70%. Apenas 50 pessoas dos 151 entrevistados possuem filhos.

Dos 69% que trabalham, 24% são autônomos e 76% trabalham de carteira assinada. O que não deixa claro o motivo de 46% (a maioria) ter renda mensal que vai de 2 a 3 salários mínimos. Este resultado pode indicar que, ou estas pessoas recebem salários mais baixos, ou que eles não contabilizaram a renda de todos os ocupantes de sua casa.

Dos 69% que recebem algum tipo de bolsa para custeio das mensalidades, recebem bolsas que variam de 30 a 100%, sendo a maioria de 50%. Quanto ao tipo de domicílio 64% possuem casa própria e 33 % dos entrevistados residem na zona Norte. 59% possuem plano de saúde e 52% não praticam nenhum tipo de atividade física.

Também foi observado que em sua maioria, os alunos utilizam transporte público e vieram do ensino médio. Pode-se destacar também que uma grande parcela (30%) possuem algum curso técnico.

Das 151 pessoas desse estudo, 112 delas pretendem cursar outra graduação ao término do curso. O laboratório da instituição é pouco utilizado quando comparado ao uso da biblioteca institucional.

74% dos entrevistados são do estado do Amazonas, 68% tiram de 1 a 2 horas semanais dedicação aos estudos e 46% deles escolheram o curso de engenharia por aptidão à área.

Dos 151 entrevistados, 66% e 82% utilizam a internet como meio de se manterem informados e, como principal ferramenta de estudo, nessa ordem.

Através da variável idade foram calculados a média, mediana, moda, desvio médio e absoluto, desvio padrão e a variância. Também as freqüências absolutas simples, a acumulada e a relativa. O coeficiente de assimetria e a curtose foram calculados, porém esta última apenas para as salas individualmente. As frequências das idades foram representadas através do gráfico de barras, onde se pode observar que a maioria dos estudantes (79%)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com