TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha-diversidade E Curriculo

Trabalho Escolar: Resenha-diversidade E Curriculo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  3.286 Visualizações

Página 1 de 3

UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

EDUCAÇÃO FÍSICA

PRÁTICA 5

PROFESSORA: DENISE

ALUNO: ROMMEL LOPES DA CUNHA

DIVERSIDADE E CURRÍCULO

JACOBINA - BA

2012

ROMMEL LOPES DA CUNHA

DIVERSIDADE E CURRÍCULO

Resenha Crítica apresentada como pré-requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Prática 5, pelo curso Educação Física da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, orientado pela professora Denise.

JACOBINA - BA

2012

DIVERSIDADE E CURRÍCULO

GOMES, Nilma Lino. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Antropologia Social/USP e coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG.

A diversidade, do ponto de vista cultural, pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças, e entender que nenhum grupo humano e social é melhor do que outro. Não é tarefa fácil trabalhar pedagogicamente com a diversidade, sobretudo em um país como o Brasil, marcado por profunda exclusão social.

A escola pública se tornará cada vez mais pública na medida em que compreender o direito à diversidade e o respeito às diferenças como um dos eixos norteadores da sua ação e das práticas pedagógicas.

Cabe destacar, aqui, o papel dos movimentos sociais e culturais em prol do respeito à diversidade. Questionam os currículos, imprimem mudanças nos projetos pedagógicos, interferem na política educacional, na elaboração de leis e das diretrizes curriculares nacionais.

Há uma nova sensibilidade nas escolas públicas em relação à diversidade, a qual vem se traduzindo em ações pedagógicas concretas de transformação do sistema educacional público em um sistema inclusivo, democrático e aberto à diversidade.

Os desafios postos pela diversidade na educação básica estão a exigir medidas políticas que garantam para todos os grupos sociais, o acesso a uma educação de qualidade, principalmente para os socialmente excluídos.

O texto de Nilma aborda com clareza o assunto sobre diversidade nas escolas públicas do Brasil. As mudanças educacionais exigem que se repense a prática pedagógica tendo como eixos a ética, a justiça e os direitos humanos. Para ensinar na diversidade sabe-se que o educando sempre sabe alguma coisa e que pode aprender, mas no tempo e do jeito que lhe são próprios. Deve-se propor atividades abertas, diversificadas, isto é, atividades que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e de desempenho dos alunos.

Educar na diversidade significa ensinar em um contexto educacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com