TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DOS TEXTOS CURRICULO DENTE DE SABRE 1 E 2

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CAMPUS XI- SERRINHA/ BAHIA

AISSA GARDENEA DE OLIVEIRA NUNES

GILDENISE QUEIROZ DE OLIVEIRA

GILMAR PEREIRA MOTA

GIRLANE DE OLIVEIRA TELES

RESENHA DOS TEXTOS CURRICULO DENTE DE SABRE 1 E 2

Serrinha

2014

AISSA GARDENEA DE OLIVEIRA NUNES

GILDENISE QUEIROZ DE OLIVEIRA

GILMAR PEREIRA MOTA

GIRLANE DE OLIVEIRA TELES

RESENHA DOS TEXTOS CURRICULO DENTE DE SABRE 1 E 2

Resenha apresentada a Disciplina Currículo, do curso de Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, como suporte avaliativo para o 4º semestre.

Professora: Giovanna Marget

Serrinha

2014


REFERÊNCIA:

BENJAMIN, H. (1977). The curriculum: context, design and development. Edinburgh: Oliver and Boyd in association with The Open University Press.

RESENHISTAS:

Aíssa Gardenea de Oliveira Nunes, Gildenise Queiroz de Oliveira, Gilmar Pereira Mota e Girlane de Oliveira Teles, Estudantes do curso de Pedagogia 4° semestre de 2013.1 da Universidade do Estado da Bahia, Campus XI, Departamento de Educação – Campus XI - Serrinha- BA.

RESUMO:

O texto “O currículo Dentre de Sabre 1” aborda sobre o contexto em que vivia Novo Punho, em uma comunidade pacata, que seguiam os costumes dos mais velhos e as ordens divinas. Novo Punho diferente dos demais integrantes da comunidade começa a se questionar através da observação dos costumes da tribo e percebeu que aquela comunidade não iria se desenvolver. Desta maneira, a partir da observação das crianças brincando e os adultos trabalhando, dando início a um processo de formação do currículo, de acordo com as necessidades percebidas no âmbito da tribo, sendo estas: vestuário, alimentação, habitação e segurança.

Após desenvolver o currículo ele começou a experimentar, inicialmente com seus filhos, percebendo assim, que as crianças desenvolviam melhor empenho nas atividades que apresentavam uma finalidade, ou seja, um objetivo. Obtendo sucesso na sua sistematização de educação, seus filhos cresceram mais desenvolvidos e ágeis comparada ás outras crianças da tribo, assim outros membros da tribo interessados nesta melhor forma de educação começaram a fazer como novo punho tendo sua forma de educação como o suporte para uma vida melhor. Porém, durante muito tempo ainda houveram alguns membros da tribo que resistiram a esse novo sistema, tendo suas razões na crença religiosa, mas Novo Punho argumentou suas razões e obteve a conquista deste povo criando desta forma a nova escola onde funcionavam as três disciplinas denominadas como APANHA DE PEIXE Á MÃO, CACETADA NOS CAVALOS PELUDOS, AFUGENTAMENTO DE TIGRES DE DENTE DE SABRE PELO FOGO, todas baseadas no fundamento das necessidades ao qual passavam.

Á maneira que o tempo passou Novo Punho e seus contemporâneos envelheceram e morreram, mas seus costumes continuavam sendo respeitados pela tribo, preparando as crianças através das três disciplinas do currículo e por meio disto a tribo prosperou e foi feliz durante um longo tempo.

Esperava-se que continuasse assim, mas com o passar dos anos a Era Glacial havia chegado, e tribo mão conseguia mais sobreviver com o métodos das disciplinas do ancestral Novo Punho, surgindo desta forma grandes dificuldades para a sobrevivência. A comunidade estava agora em decadência, numa situação muito difícil, pois não tinham mais subsídios para que pudessem continuar vivos.

Por sorte, havia na tribo homens como Novo Punho, ousados e inteligentes, que criaram novas técnicas para que pudessem continuarem a viver naquela região, ao criar essas novas disciplinas foram questionar aos mais sábios anciãos se estas poderiam ser ensinadas na escolas, visto que eram indispensáveis para a sobrevivência naquela era. Os anciãos contestaram e disseram que aquele tipo de meio de sobrevivência era apenas técnicas que não necessitavam ser implementadas nas disciplinas da escola que não era EDUCAÇÃO como as antigas, e que as disciplinas de novo punho deveriam continuar as mesmas, mas os homens continuaram a argumentar contra e falaram que as disciplinas de novo punho não respondia mais as necessidades da tribo, e portanto eram inúteis , então os anciãos disseram que aquelas disciplinas implementadas por novo punho obtinham uma finalidade que estas novas meras técnicas  não apresentavam, como a agilidade, força e coragem. Mas ainda assim após este argumento um dos homens ainda questionou, dizendo que as disciplinas eram antigas e que deveriam ser mudadas, até que um dos sábios respondeu irado que a essência da educação era a atemporalidade, uma coisa resistente que não muda com o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com