TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Diversidade Sexual

Por:   •  10/9/2017  •  Resenha  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

RESENHA

SOROCABA

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA

FERNANDA RAFAELA S. OLIVEIR A  C0814F-8

Trabalho apresentado a disciplina de Psicologia Social, ministrado pelo professor Leandro de Campos Fonseca, do curso de Psicologia.

SOROCABA

2015

SUMÁRIO

  1. Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil – Intolerância e respeito às diferenças sexuais. Gustavo Venturi.........................................04
  2. A Instituição Escolar em Tempos de Intolerância. Jurjo Torres Santomé.........................................................................................06


Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil - Intolerância e respeito às diferenças sexuais. Gustavo Venturi, doutor em Ciência Política e mestre em Sociologia pela USP, e professor de sociologia da FFLCH-USP.

                                                              Resenhado por: Fernanda R.

O texto de Gustavo Venturi traz em abrangente a diversidade de opções sexuais, das intolerâncias e formas de respeitar a diferença dos mesmos. Ele apresenta brevemente os resultados levantados em uma pesquisa.

O ato de atribuir preconceitos ao outro sem reconhecer o mesmo é sempre comum, sendo entendido que qualquer atitude preconceituosa que seja considerada incorreta, tende a ser socialmente condenável. A pesquisa foi realizada testando a reação das pessoas entrevistadas a situações reais de proximidades e contato social com gays e lésbicas, sendo no espaço de trabalho, na vizinhança, nas amizades, etc. Ao todo foram feitas várias perguntas, tendo-se atribuído às respostas onde zero expressava não preconceito e dois a resposta sendo mais preconceituosa. E foi através da pesquisa que ficou mais esclarecido os tipos de racismo, o assumido e o velado.

O autor do texto chega a comparar, com resultados pesquisados, o preconceito dos LGBT, com preconceito a idosos e negros, levantando a questão que será que a proporção de preconceito aos LGBT é maior? Os dados infelizmente não conseguem comprovar algo do tipo, não se tem como aprovar, negar ou investigar isso. Gustavo cita no texto quatro hipóteses que parecem concorrer para explicar esse contraste, sendo a primeira hipótese dizendo que a maior admissão de preconceito contra LGBT seria expressão de um preconceito efetivamente mais assimilado e ainda pouco criticado socialmente. A segunda hipótese é que a maior admissão de preconceito contra LGBT tem a ver com a explicação da “natureza‟ da orientação sexual, e a terceira é a ausência de uma legislação a punir criminalmente atos homofóbicos e transfóbicos.

Ao fim do texto, acaba se dizer que a pesquisa da os números que já se era suspeito, por trás de toda essa liberdade que é atribuída ao povo, por trás das questões comportamentais e de sexualidade há uma grande intolerância a diversidade sexual, resultados coerentes com a quantia de crimes homofóbicos existentes. Tudo indica que ainda há muito a se fazer, em termos de políticas públicas, para tornar o programa “Brasil sem Homofobia” uma realidade.

A Instituição Escolar em Tempos de Intolerância. Jurjo Torres Santomé, Doutor em Pedagogia Catedrático de Didática e Organização Escolar Universidade da Corunha /Espanha - Tradução: Luiz Antônio Gomes Senna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (157.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com