TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro "A arte da guerra"

Por:   •  16/6/2020  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Título da Resenha: Liderança na guerra e nos dias de hoje

Livro: TZU, Sun. A Arte da Guerra; Tradução: Euvira Vigna. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. (Saraiva de bolso)

Sun Tzu nasceu na China, provavelmente em 544 a.C., foi General, filósofo e estrategista de guerra. A sua obra foi elaborada com o objetivo de unir os seus conhecimentos de guerra e táticas militares atribuindo formas de sabedoria e filosofia para lidar em cada situação determinada.

O exemplar possui 13 (treze) capítulos, seguindo a execução de conflitos armados e estratégicos, estudo territorial e climático, a disciplina e a liderança. O autor soube, como nunca, empregar os métodos e seus conhecimentos, que até hoje pode ser dirigido nas nossas ações, levando a um direcionamento nas nossas atitudes.

Existem vários aspectos a serem citados neste livro, algumas frases merecem destaques, tendo em vista que foi escrito a mais de 500 anos a.C.: “Evitar erros é o que determina a vitória...” (pág.: 16), antes de qualquer decisão, procure saber quem são os seus superiores, pares e subordinados, conheça-o e tome suas decisões; “...o bom lutador será muito rápido ao se decidir...” (pág.: 18), não demore na tomada de decisões, quem pensa demais, age pouco. Tenha atitude, seja proativo; “Não repita a tática que já lhe deu a vitória uma vez; ao contrário, permita que seus métodos sigam a variedade infinita das circunstâncias.” (pág.: 22), a estratégia em certo ponto, quando bem aplicada, evidentemente, a vitória será certa. Entretanto, o oponente analisará o erro praticado, pode-se concluir que uma batalha com o mesmo inimigo, não deverá utilizar a mesma estratégia; “Aquele que souber fazer tais coisas e, ao lutar, puser em prática tudo aquilo que sabe, irá vencer as batalhas.” (pág.: 32), o bom guerreiro, que é interessado e esforçado, se estudar e por em ação, elevará a confiança de todos e a sua tropa será vitoriosa.

A obra delínea pontos determinantes para a conquista da vitória: O guerreiro tem que ser cuidadoso, criterioso, corajoso, ter humildade e saber ouvir (atender a uma boa ideia, mesmo sendo diferente da sua, pode mudar o traço de suas decisões, isso demostra confiança na equipe e em quem está ao seu lado).

Realmente, fica interessante que um livro feito a mais de 2500 anos ainda tem empregabilidade na nossa vida, é de suma importância a sua leitura, uma vez que, podem ser praticadas em variados ramos da vida cotidiana: no esporte, na escola, no mundo corporativo, este último, sua referência é muito aplicada em cada capítulo. fica evidenciado que a “Arte da Guerra”, no seu conteúdo, possui muitos termos específicos, mas na guerra diária contemporânea pode também ser intitulada de “A Arte da Liderança”, na medida em que muitos intelectuais fazem uso de seus ensinamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com