TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro: Educando com afetividade

Por:   •  14/5/2018  •  Resenha  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 6

CREDENCIAIS DA AUTORA

Autora: Maria de Lourdes Ribeiro; Graduação em letras;

Especialização em língua portuguesa, língua inglesa, o ensino da literatura, psicopedagogia clínica, psicanálise clínica, terapia familiar, docência universitária.

Mestrado: Em educação, mestranda em ciência da religião.

Doutorado: Em título honorífico doutora em psicanalise.

Atuação profissional: Professora Universitária – UEG – GO, universitária Inhumas.

Professora de pós – graduação: FMB e CEAP e outras

Instituições de ensino superior.

Professora da Sec. Da educação do estado de Goiás.

Palestrante nas áreas de saúde e Educação.

Vida ministerial: Missionária na assembleia de Deus – Madureira.

Professora da escola Dominical e palestrante.

RESENHA

EDUCANDO COM AFETIVIDADE “UM ENFOQUE PSICOPEDAGÓGICO’’

INTRODUÇÃO

O Livro “Educando com afetividade’’ narra experiências de Maria de Lourdes Ribeiro, uma grande profissional na área da educação e da saúde, e a mesma enfatiza que a educação e a solução para formação do caráter dos jovens. Durante o contexto do livro a autora conta várias histórias que foram presenciadas na sala de aula. O livro possui uma linguagem fácil de se entender, sem contar que faz com que o leitor tenha outra visão do ambiente escolar.

No primeiro capitulo a autora faz um questionamento sobre oque e psicopedagogia, e ao longo do capitulo a autora vai explicando sobre o assunto. E logo vem oque e psicopedagogia? Na verdade, a psicopedagogia abrange um campo de conhecimento que se procura a integração de modo coerente, conhecimentos e princípios de diferentes Ciências Humanas com processos inerentes ao ensinar e aprender humano, ou seja essa área estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.

No segundo capitulo a autora procura explicar para o leitor sobre oque e afetividade? é a resposta para isso e bem simples, segundo Ferreira afetividade significa um conjunto de fenômenos psíquicos que se manifestam em forma de emoções, sentimentos e paixões, ou seja, pode - se concluir que afetividade é a dinâmica mais profunda e complexa de que o ser humano pode participar.

A afetividade na educação e um campo muito extenso, pois o emocional das crianças interferem bastante na sua aprendizagem, além disso, o aprender está relacionado, dentre outras coisas, a um clima emocional, a afetividade tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento da personalidade. Na perspectiva Walloniana, sem vínculo afetivo não há aprendizagem, já que o sujeito aprendiz surge a partir da qualidade e do clima emocional estabelecido com seus educadores. O profissional da educação que se envolve afetivamente no seu trabalho garante um aprendizagem muito melhor com seus alunos, o sucesso ou o fracasso do aluno depende muito da sua auto – estima e da sua confiança na sala de aula.

Assim como o profissional da educação a família também tem um papel bem importante na aprendizagem do aluno, pois ela também tem um vínculo de afetividade indispensável para o ser humano. Desde modo a família tem a função de socializar e estruturar seus filhos como seres humanos, e é a partir da família que as crianças começam a se sentir amadas e logo esse cuidado e amor com eles fazem eles se sentir seguros. E uma boa relação da família e a escola contribui para uma boa formação de aprendizagem do aluno. Portanto a família deve se esforçar para esta presente em todos os momentos da formação do seus filhos, além disso, educar não e um papel nada fácil, exige esforço e paciência, mas com a contribuição da escola e da família essa questão pode ficar bem mais fácil. Por isso a afetividade e bem importante para a formação dos jovens e das crianças.

Já o terceiro capitulo vai falar sobre o papel do educador na educação lúdica, e nesse mesmo capitulo a autora também afirma que o papel do educador tem uma grande importância na formação da criança, além disso o professor pode intervir positivamente ou negativamente na formação de seu aluno, pois e a partir desse momento em que a criança está em construção do seu ser único, ou seja, está formando seus pensamentos e suas potencialidades. É o vínculo afetivo nesse momento contribuem para reparar possíveis fraturas no processo de aquisição de conhecimento.

Desde o momento em que nascemos, o contato amoroso favorece o nosso amadurecimento e nos fortalece para construção do nosso ego. Logo podemos analisar que a brincadeiras presentes na vida da criança contribui para uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (48.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com