TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro a meta

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA

O livro “A Meta” fala de uma empresa que esta preste a ser fechada por não conseguir atender ás demandas do mercado.

A empresa com pedidos atrasados e trabalho nada sustentável.

Rogo com ajuda de um consultor Jonah, identifica melhorias que poderia implementar na empresa para que o lead time (tempo entre pedido feito por um cliente e a entrega do produto) caísse de alguns meses para poucas semanas, salvando a empresa da falência e recebendo uma promoção que lhe permitiria aplicar seu método em todas as empresas da divisão.

Rogo percebe que a empresa não estaria gerando dinheiro, devido a pedidos atrasados, clientes insatisfeitos, excesso de horas extras e diversos outros problemas.

Havia equipes na empresa que comemoravam o sucesso por atingidos suas metas locais, por exemplo, alta produtividade numa etapa do processo de fabricação do produto final.

Rogo percebe que a alta produtividade de uma equipe (não gargalo) que gerava insumo para segunda equipe (gargalo) não era benéfica para empresa, pois gerava um inventário desnecessário (e caro) uma vez que o processo desta segunda equipe era mais lento e não dava conta de processar este insumo.

Assim a empresa comprava matéria prima num ritmo alto para manter a produtividade da primeira equipe e no entanto não conseguiria entregar o produto final devido ao ritmo da segunda equipe.

Assim definem-se dois tios de recursos:

1º Recurso Gargalo. Aquele recurso cuja a capacidade é igual ou menor que a demanda colocada nele.

2º Recurso não Gargalo.  Aquele recurso cujo a capacidade é maior que a demanda colocada nele.

A primeira mudança na gestão de rogo se dá ao perceber que todos na empresa devem estar focados no objetivo da empresa, que é gerar dinheiro e que a otimização local de uma etapa do processo era prejudicial para a meta global da empresa.

Assim sua primeira missão foi identificar a meta da empresa.

A meta da empresa era gerar dinheiro, e fazer que todos os times trabalhassem para o mesmo objetivo, e não para otimizações locais.

Através de três conceitos apresentados por Jonah, Rogo e sua equipe conseguem identificar como gerenciar melhor seu processo de produção e identificar a meta de qualquer empresa: reduzir a despesa operacional e o inventário aumentando simultaneamente o ganho, onde o Ganho é índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas.

Inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender.

Despesa Operacional é todo dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho.

Rogo e sua equipe identificaram os gargalos da empresa em duas etapas da produção e fizeram com que toda a empresa trabalhasse no ritmo do gargalo, assim só haveria realização de trabalho caso fosse possível entregar o produto final para o cliente, caso contrário todo trabalho realizado teria sido desperdício.

Assim através da otimização dos processos gargalo da empresa, Rogo percebeu que os únicos processos que precisavam ser otimizados eram os processos gargalo, uma vez que estes eram os responsáveis pela baixa produtividade da empresa.

Não adiantava hora extra, pressão ou equipamentos melhores em processo que não era gargalo, uma vez que isso geraria custos e inventário, e não teria impacto algum sobre a redução do lead time da empresa, que é o que geraria o resultado no final.

Rogo percebeu que mesmo a compra de robôs para automatizar determinados processos da fábrica não havia sido benéfica, pois otimizava processos que não eram os gargalos, portanto geravam inventário que não era processado pelas etapas seguintes.

Após todas as melhorias iniciais implementadas, o gargalo da produção passa a ser o mercado de vendas, o que permitiu que a produção da empresa fosse puxada pela demanda, e não empurrada para o mercado.

A principal diferença é que quando a demanda é em empurrada para mercado, há geração de inventário custo.

Quando a demanda é puxada pelo mercado, a empresa produz somente o que precisa para gerar a receita vendas, ou seja o processo é muito mais otimizado e não há desperdício.

Através de um processo contínua, rogo e sua equipe conseguem reduzir o lead time, reduzir custos e provar seu método para alta direção da empresa, que reconhece o sucesso da empresa com a produção dos principais envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (298 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com