TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Freud e a Psicanálise

Por:   •  4/1/2017  •  Resenha  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA

ADMINSTRAÇÃO

GEORGE SOUZA BARBOSA

FREUD ALÉM DA ALMA COM A TEORIA DA PSICANÁLISE

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2016

O filme fala do renomado Doutor Sigmond Freud, que era um médico em um hospital de sua cidade. Ele tinha curiosidade acerca de uma doença, vista por muitos como fingimento, ou até mesmo como atos demoníacos, mas ele tinha uma visão diferente, acreditava ser uma doença da mente, essa doença se chama histeria. A partir de um momento no hospital, em que havia uma paciente doente os médicos locais faziam teste e comprovavam que a paciente estava meramente inventando o que sentia, a qual era paralisia das pernas e cegueira. Freud, acreditando ser algo além que o físico, propôs introduzir uma agulha na perna da paciente, e todos comprovaram que ela não sentiu nada, o que pode remeter ao desligamento dos nervos pelo cérebro.

Passados dias, Freud viajou e conheceu o professor Charcot, ao qual partilhava das mesmas ideias. O professor demonstrou que por meio da hipnose, era possível curar, momentaneamente, os pacientes, assim como um rapaz que sofria de tremedeiras, e ao ser hipnotizado, parou com os tremores, mas ao fim da hipnose, retornou com os sacolejos. Freud passou a pesquisar com o doutor Brauer, e compartilhando das ideias foram a campo e passaram a hipnotizar os pacientes que surgiam. Com vários sendo curados, Freud passou a sofrer com uma neurose que sofreu enquanto criança, e quando encontrou um paciente que no seu inconsciente desejava ter relações com a própria mãe, Freud se fechou para a hipnose.

Um tempo depois, o Dr. Brauer foi visita-lo, a pedido da esposa de Freud e o convidou a acompanha-lo no tratamento de uma jovem que sofria por paralisia e cegueira. Ao conhece-la, Freud passou a desenvolver uma teoria própria, que explicaria o porquê de todas aquelas neuroses, era o famoso complexo de Édipo. Em que, este complexo, afirmaria que todos os casos já tratados por ele teriam algo haver com a sexualidade. Ele concretiza sua teoria com as próprias experiências, tanto as dos pacientes como as vividas por ele.

Ele afirma que este complexo trata de um amor que a criança sente pelo pai ou pela mãe. No caso dele, era um amor pela mãe, em que ele sentia a necessidade de tê-la próxima a si, mas nestas ocasiões, a mãe estava com o pai, e Freud passou a sentir raiva do pai, ao qual este sentimento foi reprimido e começou a aflorar em sua fase adulta. Freud explica que na teoria da sexualidade, existem cinco fases, as quais são a oral, anal, fálica, latência e genital. Estas fases constituem prazeres que saciam a criança, assim como na fase oral que é quando a criança sente prazer ao ser tocada na boca, e isto ocorre quando ele é alimentado; a fase anal seria quando ele sente prazer pelo ânus, como quando faz cocô; a fase fálica é aquela em que ele começa a descobrir o próprio corpo; a fase da latência é quando ele fica saciado pelo estudo e a fase genital ocorre na adolescência quando ele sente a necessidade do namoro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (78.9 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com